São José vai ganhar Parque Natural do Cerrado na região sul
24/11/2021 18:16
Entre os objetivos do parque está a proteção da riqueza da fauna e flora do Bioma Cerrado, assim como conservar as aguas
Entre os objetivos do Parque Natural do Cerrado está a proteção da riqueza da fauna e flora do Bioma Cerrado, assim como conservar as águas - Foto: Divulgação

Gisele Lopes
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

São José dos Campos vai ganhar em breve com uma nova Unidade de Conservação de Proteção Integral, o Parque Municipal do Cerrado, na região sul da cidade. Entre os objetivos do parque está a proteção da riqueza da fauna e flora do Bioma Cerrado, assim como conservar as águas.

O Parque Municipal do Cerrado de São José do Campos surge com 30 hectares de Cerrado, distribuídos entre Floresta/Cerradão (80%), Cerrado típico (19%) e Campo (1%), contemplando espécies exclusiva do Cerrado da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira). Outras negociações estão em andamento para ampliar a área protegida.

A criação do novo parque atende, ainda, o disposto no Plano Diretor (Lei 612/18) e o Plano Municipal da Mata Atlântica e Cerrado, reforçando o compromisso com a conservação deste Bioma e com a construção de uma cidade cada vez mais alinhada com os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável).

Documentos como decreto, edital de convocação, relatório técnico, memorial descritivo de imagens e tabela do parque podem ser conferidos no site da Prefeitura.

Dúvidas, contribuições e outros esclarecimentos devem ser encaminhadas para o e-mail parquecerrado@sjc.sp.gov.br.

Representação

Com a criação de mais esse parque, São José dos Campos, passa a contar com unidades de conservação de proteção integral representativas dos principais biomas existentes no município.

São elas o Parque Natural Municipal Augusto Ruschi na Mata Atlântica, o Parque do Banhado na Várzea do rio Paraíba do Sul e, agora, o Parque Municipal de Proteção Integral para o Cerrado.

Biomas

São José dos Campos está distribuído em dois biomas: a Mata Atlântica e o Cerrado.

Ambos são áreas com diversidade ecológica alta e em risco de extinção, devido à perda de território pela ocupação humana.

Audiências públicas

Nos dias 30 novembro e 1º de dezembro, às 19h, serão realizadas audiências públicas com órgãos ambientais, entidades públicas federais, estaduais e municipais, ONGs (Organizações Não-Governamentais), representantes dos setores empresariais, associações comunitárias e o público em geral.

O objetivo é realizar consulta pública sobre a proposta de criação da Unidade de Conservação de Proteção Integral denominada de Parque Natural Municipal do Cerrado no município.

Dia 30 de novembro

Local: EMEF Dom Pedro de Alcântara – CAIC

Avenida Adílson José da Cruz, 7581 - Conjunto Residencial Dom Pedro 1º

Endereço eletrônico para acompanhamento virtual