Servidores da Prefeitura doam sangue para salvar vidas
22/11/2021 15:51
Campanha Doação de Sangue em Comemoração ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 17-11-2021
Ao todo, 96 servidores estiveram no Banco de Sangue para a doação - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, encerrou na última sexta-feira (19) uma ação com os servidores para a doação de sangue. De acordo com um balanço divulgado pelo Banco de Sague nesta segunda-feira (22), 96 servidores estiveram no local durante a última semana para realizar esse gesto solidário e de empatia com o próximo.

De acordo com o Banco de Sangue, com apenas uma doação, três vidas podem ser salvas. Ou seja, as 96 doações dos servidores de São José dos Campos podem salvar a vida de até 288 pessoas.
A ação, que ocorreu durante toda a última semana, foi definida devido ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, celebrado em todo terceiro domingo de novembro. O coordenador de captação de doadores do Banco de Sangue de São José dos Campos aprovou a ação.

“Vale ressaltar que as vítimas do trânsito estão entre os principais receptores de sangue e nosso serviço, que atende os principais hospitais e clínicas do Vale do Paraíba, realiza em média 3.500 transfusões mensalmente”, explica Paulo. “Agradecemos a Secretaria de Mobilidade Urbana pela contribuição com as doações e a disseminação da importância da doação de sangue para a nossa sociedade”, completa.

O objetivo da ação da Prefeitura é conscientizar a população sobre as consequências de um acidente de trânsito, visto que, em sua maioria, os leitos dos hospitais são ocupados por pessoas que se envolveram nesses tipos de ocorrências.

Além de ajudar as vítimas de acidentes de trânsito, a doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

Em São José, a doação de sangue pode ser feita na Rua Antônio Saes, 425 (ao lado da Santa Casa), de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30. Mais informações pelo telefone (12) 3519-3766.

Em queda

São José dos Campos vem reduzindo, nos últimos seis anos, o número de mortes no trânsito e registra queda de 38,1% nos óbitos na comparação entre o acumulado deste ano até outubro com o mesmo período de 2015, ano em que foi iniciada a série histórica do Infosiga, banco de dados do governo do Estado de São Paulo sobre acidentes de trânsito.