Fiscalização de lançamento de esgoto promove o bem-estar
22/11/2021 11:05
Fiscalização de lançamento de esgoto no Chácaras Havaí
Equipe da Prefeitura durante vistoria na Chácara Havaí - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Manutenção da Cidade

"Para gente e para o bairro é muito bom, deixar tudo certinho esse serviço da Sabesp. Agradeço por terem visto o problema para mim, e já vou providenciar a ligação correta na rede de esgoto. O que vier de melhoria no saneamento a gente agradece."

Com essa declaração, João Donizetti de Sousa, morador da Chácara Havaí, sintetiza o objetivo da força-tarefa que reúne funcionários da Prefeitura São José dos Campos e da concessionária de saneamento básico que fiscalizam o lançamento irregular de esgoto em rede de águas pluviais. Além dessa comunidade da região norte, atualmente as equipes realizam vistorias na região central, em Eugênio de Melo e São Francisco Xavier. Já receberam a visita do mutirão o Nova Michigan e o Jardim Aquarius.

Em muitas situações, como o de João Donizetti, os donos dos imóveis pagam a taxa de coleta de esgoto e acabam não utilizando a rede disponível por causa de alguma ligação errada. Um problema que é resolvido com a orientação dos profissionais e a posterior correção.

João Donizetti (1º à esquerda) observa resultado do teste | Foto: Adenir Britto/PMSJC

In loco, as equipes vistoriam toda a parte hidráulica residencial e comercial, os poços de visita das galerias das águas pluviais e a rede de esgoto das ruas próximas. Com o uso de corante nas tubulações internas, verifica-se por qual encanamento a água sai. Em caso de irregularidade, os proprietários são notificados tem até 30 dias para tomar as providências. Quem não corrigir a ligação pode receber multa.

Dos 1.229 imóveis já vistoriados pelo mutirão, 755 (61,4%) estão regulares e 251 (20,4%) irregulares. Outros 215 (17,5%) estavam fechados no momento da ação e 8 (0,7%) não tinham a rede básica instalada.

A fiscalização diária do lançamento de esgoto ocorre de maneira alternada durante a semana, sendo duas vezes no centro e um dia nas demais regiões. Qualquer pessoa que constatar alguma anormalidade, como mau cheiro em bocas de lobo, pode ligar para o 156 e registrar a reclamação.