Alunas representam rede no concurso 'Cartaz da Paz' do Lions
Atualizado em 19/11/2021 - 17:49
Cartaz Paz Lions - premiação alunas da rede municipal
Ao todo 22 escolas, 22 professores e mais de 180 cartazes representaram a rede municipal no concurso, que teve duas alunas vencedoras. - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Na noite desta quinta-feira (18), a rede de ensino municipal de São José dos Campos foi representada e premiada por duas ‘Rafaelas’, a Rafaela Moreira de Andrade, 11 anos, do 6º ano da Emef Dom Pedro de Alcântara, e a Rafaela da Silva Olimpo, 10 anos, do 5º ano da Emef Profª Mercedes Carnevalli Klen, durante evento de premiação no Concurso Internacional do Cartaz sobre a Paz da Organização Lions Augustin Soliva. 

As alunas foram homenageadas com 1º e 3º lugar, respectivamente, e aprovaram a experiência. “Foi muito legal participar, fiquei nervosa, mas um nervoso bom, e agora estou feliz. Quis participar mostrando que todos estamos conectados no mundo e que a paz é importante para todos”, disse Rafaela Moreira de Andrade.

Para Rafaela Silva Olimpo, a atividade foi importante porque “nos ensina como a Paz é necessária para todas as pessoas serem mais felizes”. 

A iniciativa de âmbito internacional existe há mais de 30 anos com a proposta de convidar crianças de todo o mundo a expressarem suas visões da paz e inspirarem o mundo por meio da arte. Ao todo, 22 escolas municipais participaram envolvendo 22 professores e mais de 180 alunos.

Conexões

O tema deste ano foi “Estamos todos conectados” e partiu da reflexão sobre os desafios trazidos pela pandemia, assim como as conexões humanas. Segundo Paulo Neto, professor de Arte da rede de ensino municipal que participou do concurso incentivando e acompanhando os trabalhos realizados pelos alunos, a participação em concursos deste tipo reforça o protagonismo dos estudantes e amplia debates sobre a sociedade. 

“Importante incentivarmos os alunos a acreditarem neles mesmos e em suas habilidades, estas experiências trabalham valores, protagonismo, técnicas e ficarão marcadas de forma positiva”, disse Paulo. 

Os ganhadores foram escolhidos por júri técnico composto por artistas da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e também por votação popular. A próxima fase do concurso envolve o envio dos trabalhos para a disputa estadual, com a premiação internacional final, que acontece na sede da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova Iorque, nos Estados Unidos. 








MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×