São José ganha Centro de Referência Afrobrasileira
Atualizado em 19/11/2021 - 13:37
Roda de Conversa sobre igualdade Racial
A fotógrafa Larissa Isis durante a roda de conversa e exposição fotográfica na Sasc para conscientização contra o racismo; nesta sexta (19), a cidade ganhará o Centro de Referência Afrobrasileira - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

No Mês da Consciência Negra, São José dos Campos ganhará nesta sexta-feira (19) o Centro de Referência Afrobrasileira, que funcionará na Secretaria de Apoio Social ao Cidadão (rua Henrique Dias, 363, Monte Castelo).

O novo espaço será apresentado pela Prefeitura em solenidade programada para as 19h. O evento também marcará a abertura da exposição "A Beleza dos Tons", da fotógrafa Larissa Isis.

O Centro terá a missão de promover a cultura afrobrasileira no município e incentivar o diálogo sobre igualdade racial e defesa de direitos para a população negra e o combate à discriminação e à intolerância.

Em outra ação para promoção da igualdade racial, a Prefeitura lançará ainda neste ano a campanha São José Sem Racismo.

Celebrado em novembro, o Mês da Consciência Negra tem como objetivo propor uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil e do impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira, presentes na música, na política, na religião, na gastronomia e várias outras áreas importantes.

O Dia da Consciência Negra será comemorado neste sábado (20), com programação especial promovida por diversos setores da Prefeitura, como a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Em parceria com o Sesi, oficinas de culinária africana

Oficinas culinárias

Por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, a Prefeitura tem realizado diversas atividades para promoção da igualdade racial ao longo deste mês de novembro.

Em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), estão sendo promovidas oficinas de culinária africana. Serão quatro encontros até o próximo dia 3 de dezembro, que terão também rodas de conversa.

Os participantes estão aprendendo a preparar os alimentos e recebem informações sobre apresentação e como servir os pratos, além de noções de empreendedorismo.

Exposição fotográfica "Cansei" no Senai, que também recebeu palestras

Palestras e fotos

No Senai (Serviço Nacional da Indústria, a Prefeitura promoveu na semana passada palestra sobre racismo e diversidade.

O local também recebeu a exposição "Cansei", da fotógrafa joseense Larissa Isis, em que ela retrata 18 mulheres de São José e de outras cidades brasileiras na luta contra o racismo. A exposição já foi apresentada na Secretaria de Apoio Social ao Cidadão no mês passado.

Estudantes fazendo bonecas Abayomi

Abayomi

Também estão sendo realizadas palestras e oficinas em escolas municipais, com o tema "Abayomi: a Afrodescendência representada no Brincar".

Além de terem contato com a cultura e a tradição afrobrasileira, os estudantes aprendem a fazer as bonecas, que são um símbolo de resistência, tradição e poder feminino.

Abayomis são pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. O termo Abayomi significa encontro precioso em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano.

Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros, navios de pequeno porte que realizavam o transporte de escravos entre África e Brasil, as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam as bonecas.

Igualdade racial

A Prefeitura mantém, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, a Assessoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial, com ações e eventos ao longo de todo o ano.

O objetivo é desenvolver políticas públicas de promoção da igualdade racial e assessorar as secretarias municipais na execução destas políticas, promovendo a igualdade e a proteção dos direitos de pessoas e grupos étnico-raciais afetados pela discriminação, preconceito e demais formas de intolerância.

Estimula também o acesso e a inclusão no mercado de trabalho, desenvolve o empreendedorismo e realiza programas para ampliar a visibilidade e melhorar as condições de vida da comunidade negra do município.

Conselho

São José possui ainda o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com membros da Prefeitura e de outras instituições.

O conselho é atuante e contribui com as ações desenvolvidas pela Prefeitura.