Programa Anjos da Guarda tem início em escola estadual
Atualizado em 18/11/2021 - 19:07
GCM faz lançamento de fanfarra e artes marciais na E.E.Euclides Miragaia
A iniciativa é uma continuidade do Programa Anjos da Guarda, desenvolvido pela GCM - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Avelino Israel
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos e a Escola Estadual Euclides Bueno Miragaia, para formar uma fanfarra estudantil e oferecer aulas de judô aos alunos no ensino fundamental e médio, deu seu primeiro passo concreto no final da tarde desta quarta-feira (17), com a realização de uma aula inaugural.

A iniciativa é uma continuidade do Programa Anjos da Guarda, desenvolvido pela GCM (Guarda Civil Municipal), desde 2017. Segundo o coordenador do programa, o guarda municipal (2ª classe) Maurício Feitoza de Lima, as aulas, tanto de música como de judô, serão realizadas sempre às quartas-feiras, a partir das 17h30.

“A partir do ano que vem, com a escola passando a funcionar em período integral, as atividades serão extra classe e deveremos ocupar um horário livre na grade. Vamos começar com os alunos conhecendo os instrumentos e prosseguiremos até que eles consigam utilizá-los para formar a fanfarra", explica Feitoza.

Há dois anos na corporação, Feitoza é músico formado, é tubista e cantor profissional. “Esta parceria está sendo um projeto piloto, pois poderá se estender para outras escolas interessadas. O próprio Programa Anjos da Guarda deverá sofrer uma reformulação, segundo Feitoza.

Novos paradigmas

“As expectativas em relação à parceria são bem generosas e depois dessa aula inaugural, vejo um horizonte bastante ampliado. Ficou muito claro para a comunidade e alunos presentes o olhar atencioso do poder público também para as escolas estaduais existentes no município, pois todos os alunos merecem receber o mesmo benefício”, enfatizou o diretor da escola Alex Rodolfo Carneiro.

Esta é a primeira escola estadual em que o projeto de parceria começa a ser desenvolvido pela Prefeitura. Além das aulas de música, para a formação da fanfarra, os alunos também terão aulas de judô, podendo optar por uma ou outra modalidade e até pelas duas. A princípio, segundo Alex, “cerca de 30 alunos com idades entre 7 e 17 anos deverão participar das atividades”.

Nesta quarta-feira (17), alguns alunos conheceram parte dos instrumentos disponíveis, boa parte doada pelos governos Estadual e Federal: 20 flautas doce germânica, 2 pandeiros meia lua, 1 tamborim, 8 trompetes vogga, 1 trompa Michael, 1 bombardino Michael, 1 tuba bombardão Michael, 1 caixa marcha Michael e 1 bumbo marcha Michael.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×