Doação de sangue marca ação em memória às vítimas de trânsito
17/11/2021 10:11
Campanha Doação de Sangue em Comemoração ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 17-11-2021
Objetivo é conscientizar sobre as consequências de um acidente de trânsito - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, iniciou nesta terça-feira (16) uma ação com os servidores para a doação de sangue. As doações irão ocorrer durante toda a semana até sexta-feira (19) e foi definida devido ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, celebrado em todo terceiro domingo de novembro.

O objetivo da ação é conscientizar a população sobre as consequências de um acidente de trânsito, visto que, em sua maioria, os leitos dos hospitais são ocupados por pessoas que se envolveram nesses tipos de ocorrências.

Além de ajudar as vítimas de acidentes de trânsito, a doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue, que pode salvar até quatro vidas, para pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

Somente nesta terça-feira, 22 servidores públicos da Prefeitura realizaram a doação no Banco de Sangue de São José dos Campos, que tem sido um parceiro da Administração Municipal na ação.

São José tem queda nas mortes no trânsito

São José dos Campos vem reduzindo, nos últimos seis anos, o número de mortes no trânsito e registra queda de 37,5% na comparação entre os nove primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2015, quando foi iniciada a série histórica do Infosiga, banco de dados do governo do Estado de São Paulo sobre acidentes de trânsito.

De acordo com os dados mensais do Infosiga, foram registradas 30 mortes nas vias sob jurisdição municipal no acumulado deste ano, contra 48 no mesmo período de 2015. Em setembro deste ano, a cidade registrou um óbito contra dois no mesmo mês de 2020.

Os números refletem as ações da Prefeitura, que investe em infraestrutura, educação e fiscalização, nesta ordem de prioridade, para dar ainda mais seguranças à população. Os dados mensais de outubro deste ano ainda não foram divulgados pelo Governo do Estado de São Paulo.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×