José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico
Três startups acompanhadas pelo Parque Tecnológico de São José dos Campos se destacaram na 6ª edição do Ranking 100 Open Startups 2021. A Autaza, Dom Rock e VOA foram classificadas entre as dez primeiras em três categorias diferentes.
O ranking é realizado a partir de informações geradas pelo próprio mercado e dados coletados pela plataforma de matchmaking da plataforma Open Startups.
A Autaza, startup graduada no Nexus e residente no Parque Tecnológico ficou entre as 10 empresas de destaque na categoria Autotech.
A Dom Rock, também residente no complexo de inovação de São José dos Campos, foi selecionada entre as dez melhores na categoria Big Data. Já a VOA, empresa associada ao API (Arranjo Produtivo Local) TIC VALE, foi destaque na categoria Agritech.
O ranking Open Startups trabalha com o conceito de uma nova geração de startups abertas à inovação em colaboração com corporações.
Nesse modelo, empresas de todos os portes buscam, no relacionamento com ecossistemas de inovação, os recursos necessários para sustentar sua transformação e crescimento por meio da inovação, construindo suas plataformas de negócios ou participando das existentes.
De acordo com dados da premiação, a atividade de inovação aberta com startups cresceu em quase 100%. Apesar da pandemia, foram declarados mais de 25 mil relacionamentos de open innovation entre corporações e startups, contra menos de 14 mil em 2020.
Com esse aumento significativo em relações e contratos inovadores, também houve um aumento na concorrência para uma posição na premiação. A pontuação mínima subiu para 141 pontos, um aumento de 76% em comparação aos 80 pontos da última edição.
Em 2021, foram quase 4 mil corporações participantes e um número recorde de registros de startups – 18.000 iniciativas foram consideradas.
A premiação do ranking ocorreu no dia 27 de outubro, em evento online, e contou ainda com eventos exclusivos de interação entre startups e grandes corporações também reconhecidas com expoentes em inovação aberta.
Parque Tecnológico
Criado em 2006, o Parque Tecnológico é um projeto da Prefeitura de São José dos Campos e já recebeu mais de R$ 1 bilhão de investimentos públicos e privados.
Foi criado para ser protagonista no desenvolvimento da região e do país e atua como grande articulador para a criação de novas tecnologias, novos produtos e novos processos.
O complexo de inovação e empreendedorismo gera 1.700 postos de trabalho diretos e conta com mais de 300 empresas e instituições vinculadas.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.