Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
Em mais uma ação com o objetivo de ampliar a inclusão social das pessoas com deficiência, a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, realizará de 9 a 13 de novembro a inserção e atualização dos dados do CadÚnico (Cadastro Único) dos munícipes que possuem deficiência auditiva e dos surdos do município.
O serviço será prestado no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Vista Verde, na região leste. No sábado, dia 13, a unidade abrirá exclusivamente para realização deste trabalho.
A unidade da região leste é a referência entre os Cras para atendimento desta comunidade. No local, a Administração disponibilizou intérprete de Libras (Língua Brasileira dos Sinais) para garantir o acesso ao CadÚnico (Cadastro Único).
Parceria
A Associação de Surdos de São José dos Campos tem mobilizado seus membros para que participem do cadastro e da atualização dos dados garantindo, assim, o atendimento do maior número possível de pessoas.
A disponibilização de intérprete de Libras no Cras Vista Verde para assegurar o acesso das pessoas com deficiência ao CadÚnico atende pedido da associação.
"Agradeço a Prefeitura pela parceria na realização do Cadastro Único para as pessoas surdas. É muito importante garantir a inclusão e acessibilidade para os cidadãos surdos da nossa cidade", disse o presidente da associação, Rafael Felipe da Silva.
Capacitação
Em outra frente de atuação para garantir a inclusão social das pessoas com deficiência, 30 profissionais dos Cras e dos Creas (Centros de Referência Especializados em Assistência Social) participarão de curso EAD (Ensino à Distância) de Libras, promovido pelo governo do Estado, para melhorar o atendimento às pessoas com deficiência.
As aulas terão início na próxima segunda-feira (8) e serão realizadas até o próximo dia 1º de dezembro.
CadÚnico
O CadÚnico é a principal porta de entrada para que famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza recebam benefícios. Em São José, mais de 68 mil famílias estão cadastradas.
Reúne informações socioeconômicas das famílias brasileiras de baixa renda, permitindo ao governo o conhecimento das reais condições de vida da população.
A partir das informações cadastradas, é possível que as famílias sejam selecionadas para diversos programas sociais, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia, Isenção de Taxas em Concursos Públicos, Cesta Básica e Viva Leite, entre outros.
Cras
Já os Cras são unidades de assistência social responsáveis pelo atendimento a famílias e funcionam como porta de entrada para os serviços, benefícios e programas sociais no município.
Todas as 11 unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A orientação é para que os usuários façam o contato sempre com a unidade mais próxima de sua residência.
Inclusão
São José possui uma ampla rede de proteção e serviços para as pessoas com deficiência, desenvolvida e realizada por todas as secretarias municipais.
A Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, através da Assessoria de Políticas para as Pessoas com Deficiência, planeja e executa políticas públicas para garantir autonomia, sociabilidade, proteção e respeito para esta população.
São José também conta ainda com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com membros da Prefeitura e de outras instituições. O conselho é atuante e contribui com as ações desenvolvidas pela Prefeitura.
CadÚnico para pessoas com deficiência
Local: Cras Vista Verde
Endereço: Rua Cidade de Washington, 113
Datas: De 9 a 13 de novembro, das 8h às 17h
Objetivo: Inserção e atualização dos dados do CadÚnico para pessoas com deficiência auditiva e surdos
Mais informações: 3917-1440
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.