Escolas ganham livro comemorativo dos 70 anos do ITA
05/11/2021 17:13
Alunos durante visita a exposição do ITA
Grupo de alunos da Emef Profª Maria Ofélia Veneziani recebeu os livros de presente representando as escolas e alunos da rede; estudantes fizeram visita guiada pela exposição - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) completou 70 anos em 2020 e, como parte das celebrações, a AEITA (Associação dos Engenheiros do ITA) produziu um livro e organizou uma exposição no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos.

Nesta sexta-feira (5), representantes da Secretaria de Educação e Cidadania e um grupo de alunos da Emef Profª Maria Ofélia Veneziani Pedrosa receberam 50 exemplares do livro “Asas para que te quero”. Os livros ficarão disponíveis para acesso dos alunos, professores e a comunidade escolar nas Salas de Leitura das escolas de ensino fundamental. 

Durante o evento comemorativo, os estudantes também fizeram uma visita monitorada à exposição alusiva à comemoração dos 70 anos do Instituto.  

Exemplo da rede 

O presidente da AEITA, engenheiro Rafael Rosa, é ex-aluno da rede municipal de ensino. Formado no ITA na turma de 2004, Rafael também foi estudante na Emef Profª Maria Aparecida dos Santos Ronconi durante o ensino fundamental. 

“Sinto muito orgulho de ser joseense, ter estudado na rede municipal, onde tive aula com excelentes professores, e também por ter estudado no ITA, que é uma instituição pública. Com meus projetos e trajetória, espero homenagear e honrar os professores que tive. Sinto que preciso retribuir tudo que recebi durante a minha formação”, disse. 

“Com a exposição e os livros queremos aproximar mais o ITA da população, para que todos conheçam. Quando eu era criança, tinha um tio que trabalhava na limpeza no ITA e ele falava para mim sobre como era o Instituto. Meu tio Francisco já faleceu, mas me viu estudar e formar, foi especial vê-lo retornando à Instituição como convidado para a minha formatura”, contou Rafael. 

Os alunos Mariana Lopes, 13 anos, e Arhuan Victório, 13 anos, do 7º ano da Emef Profª Maria Ofélia aprovaram a ‘aula’ diferente, com a visita monitorada à exposição. “Atividades e visitas assim nos ajudam a aprender mais, ampliam nossos conhecimentos e mostram áreas novas que podemos gostar e seguir”, disse Mariana.

“Para mim, poder participar deste evento hoje foi muito bom, pois ouvimos e conhecemos pessoas que fazem sucesso na cidade e no Brasil, como o Rafael”, comentou Arhuan. 

Exposição 

A partir da catalogação de objetos, projetos de alunos, documentos e fotografias de época feita pela AEITA é que surgiu a ideia do livro e da exposição, que conta com alguns itens nunca antes exibidos. Ao todo, foram organizadas cerca de 4 mil fotos, 2 mil plantas de projetos de alunos e professores e 20 mil documentos, entre correspondências, relatórios, e informativos para a comunidade iteana. Também foram catalogados objetos, como placas, medalhas e material escolar (réguas, jogos de testes psicológicos), além de livros e outras publicações.

Pela primeira vez, o ITA traz ao público amplo parte de seu acervo histórico, apresentado como uma grande linha do tempo. A exposição “Asas para que te quero”, do projeto ITA 70 Anos, é uma realização do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do ITA e da AEITA. Conta com o patrocínio da Embraer e do Poliedro Educação e apoio das empresas Latécoère, Neogrid e Visiona Espacial.

O evento permanecerá no Parque Vicentina Aranha até março de 2022.

Serviço

Exposição “Asas para que te quero”
Horários: Terça a sexta, das 10h às 12h30 e das 13h30 às 19h. Sábado e domingo, das 9h às 17h.
Local: Pavilhão São José do Parque Vicentina Aranha, São José dos Campos
Entrada gratuita
Não há necessidade de agendamento para visitas individuais.
Para visitas de grupos, agende pelo WhatsApp: 12 99612-1821 ou e-mail: Expo_aeita@aeita.com.br

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×