Ceja comemora novos alunos formados em São José
05/11/2021 17:11
CEJA formatura novos alunos_novembro 2021
Sandra, Edivaldo e Maria representam alguns dos milhares de alunos atendidos pela EJA no município; trio concluiu formação do ensino fundamental no Ceja, lançado este ano. - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A noite desta quinta-feira (4) foi especial e significativa para a equipe do Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) e profissionais da Secretaria de Educação e Cidadania pela celebração de uma importante conquista: a conclusão do ensino fundamental de três alunos. 

O novo espaço da Prefeitura de São José dos Campos destinado à formação de Jovens e Adultos foi aberto em abril deste ano no Cefe (Centro de Formação do Educador) e, a cada mês, serve como cenário para histórias de vida marcadas por sonhos realizados. 

Celebração e conquistas

O pintor automotivo Edivaldo Pereira da Silva, 53 anos, mora em São José há mais de 25 anos, é pai de quatro filhos e foi acompanhado do caçula, Matheus Miranda da Silva, 9 anos, que é aluno da Emef Ilga Pusplatais, e da esposa Bruna Costa, comemorar a conclusão de uma fase. 

“Minha esposa e meu filho me incentivaram muito para ir até o Ceja fazer a inscrição e voltar aos estudos, eu tinha estudado até o 8º ano e agora concluí. A experiência foi única, os professores me acolheram e atenderam bem”, comenta Edivaldo.

Na plateia, a alegria e os aplausos do pequeno Matheus chamaram a atenção e emocionaram os presentes. “Vai pai, parabéns! Essa é a melhor formatura da vida”, disse Matheus.

Maria Aparecida dos Santos, 56 anos, é dona de casa, mãe de três filhas e avó de oito netos. Após se dedicar por anos à família e formação das filhas, sentiu que “era chegada a sua vez” e procurou o Ceja para se matricular. 

“Eu vi falando sobre o Ceja numa reportagem na televisão, gostei por causa do horário flexível, me inscrevi e comecei a estudar. Tinha parado no 6º ano e conclui agora, esta é a realização de um sonho”, contou Maria. 

Acompanhada de filhos e do neto, a dona de casa Sandra Santos de Oliveira, 53 anos, festejou com emoção a formatura. “Fazia tempo que eu tinha vontade de estudar, minha filha viu na internet e me contou, então fiz a matrícula, recebi os materiais e comecei. Tive apoio, os materiais são excelentes e atuais, acho que isso facilitou muito. Nem tenho palavras para agradecer a todos os professores, valeu muito a pena”, afirmou emocionada. 

“Só o começo”

Edivaldo, Maria e Sandra representam alguns dos milhares de alunos da EJA no município e planejam continuar os estudos para concluir o Ensino Médio, sonhando também com o Ensino Superior e novos passos na carreira.

“Estou começando uma nova fase da minha vida agora, quero fazer o Ensino Médio e continuar. Sigo os sonhos do meu coração com força, fé em Deus, ajuda dos professores e a motivação das minhas filhas. Estou feliz”, disse Maria. 

“Vou fazer o Ensino Médio, fazendo um novo curso e quero tentar novas áreas de trabalho. Este é só o começo”, destacou Sandra. 

Segundo a equipe técnica da Secretaria de Educação, a bagagem cultural e as experiências de vida de cada aluno da EJA são consideradas no desenvolvimento de aulas, projetos e materiais didáticos que vão contribuir para a formação de todos. 

EJA

No Ceja, os munícipes interessados em cursar a EJA podem se inscrever, realizar provas e atividades, tirar dúvidas e retirar material para estudar em casa. O atendimento tem horário flexível e provas presenciais. 

A EJA tem dois segmentos: EJA 1 (do 1º ao 5º ano) e EJA 2 (6º ao 9º ano). Atualmente, mais de 1.300 alunos são atendidos na Educação de Jovens e Adultos na cidade. 

Desde abril deste ano, a Prefeitura tem investido para ampliar o atendimento da EJA no município, suprindo as necessidades do público específico. As ações fazem parte do plano de governo da administração municipal.

Para se inscrever, o interessado deve ir presencialmente ao local que oferece o segmento que deseja, informar seu RG, endereço residencial e a última série/ano que estudou.

Confira a lista das escolas aqui.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×