Aprovação da merenda dispara em São José, segundo Indsat
03/11/2021 14:53
Gestão compartilhada na Ed. Infantil - Cedin Paulo César Mortari no Campo dos Alemães. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 09-09-2021
Mais de 6 milhões de refeições foram servidas entre março de 2020 e setembro deste ano pelas escolas municipais - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A merenda de São José dos Campos registrou 73,1% de aprovação no mês de outubro, segundo pesquisa do Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos). 

O número é o mais alto conquistado município, que é considerado Cidade de Grande Porte, no período entre novembro de 2020 a outubro deste ano, superando a taxa mais alta atingida em julho, de 66,2% de ótimo e bom. Mais de 6 milhões de refeições foram servidas de março de 2020 e setembro deste ano. 

Qualidade para todos

Desde o início da pandemia, em março de 2020, até setembro deste ano foram servidas mais de 6,646 milhões de refeições. Diariamente, são distribuídas mais de 19 mil merendas nas escolas municipais.

Para manter a qualidade do que é ofertado aos alunos, mais de 430 profissionais, entre nutricionistas, cozinheiras e equipe técnica, se dedicam diariamente para a logística, preparo e distribuição da merenda nas escolas.

Todos os cardápios estão de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar. A merenda é preparada com alimentos equilibrados em proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais, com divisão do cardápio que atende distintas faixas etárias.

Pesquisa

O percentual de rejeição registrado em outubro foi o menor do período, com 5,5% de reprovação (sendo 3,3% de ruim e 2,2% péssimo). Entre os meses de novembro de 2020 e outubro deste ano, a soma de ruim e péssimo já oscilou entre 6,2% no final do ano anterior, 15,2% em fevereiro, 21,2% em abril 8,5% em julho deste ano.

As avaliações são realizadas por 600 moradores maiores de 16 anos, a Merenda está em 6º lugar no ranking doméstico do Indsat, que avalia os 16 setores públicos da cidade. Conquistando 744 pontos, o setor está acima da média das Cidades de Grande Porte de 700 pontos, conquistando o Alto Grau de Satisfação. Os dados consideram margem de erro de 4% com intervalo de confiança de 95%. Confira a pesquisa completa aqui

Educação municipal é aprovada pela população

A educação de São José dos Campos também teve destaque no levantamento de outubro do Indsat com a maior aprovação popular, desde o final do ano passado, e a menor rejeição no mesmo período. O serviço atingiu 63,6% de ótimo e bom em outubro e somente 9,6% de ruim e péssimo. 

Segundo a pesquisa, a avaliação atual apresenta evolução significativa na comparação com os meses anteriores. Os índices positivos (bom e ótimo) foram de 45,6% em novembro de 2020. Em 2021, chegaram a 44,5% em fevereiro, 49,9% em abril, 48,3% em julho e agora, em outubro, subiram para 63,6%.

A Educação está em 8º lugar no ranking doméstico do Indsat, que analisa os 16 setores públicos de São José dos Campos, acima da média do agrupamento, de 638 pontos, alcançando 710 pontos e alto grau de satisfação. Saiba mais aqui

Metodologia Indsat

Enquanto o grau médio de satisfação se refere aos setores que conquistam entre 500 e 649 pontos, o alto grau é a classificação exclusiva dos segmentos que registram entre 650 e 799 pontos. A partir de 800 pontos, a área passa a ser classificada com grau de excelência.  

Todo município brasileiro pode participar dos estudos trimestrais de avaliação administrativa do Indsat. São 16 serviços públicos avaliados por trimestre, além de pesquisas para deputado, prefeito, governador e presidente da República. 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×