Cláudio Ribeiro
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos inicia na segunda-feira (5) uma nova avaliação trimestral de densidade larvária do Aedes aegypti. Durante 3 semanas, em dias úteis de segunda a sexta-feira, as equipes de campo vão visitar todas as regiões da cidade até o encerramento do trabalho, previsto para o dia 23.
Além de obter dados sobre o nível de infestação do mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses, como zika e chikungunya, o objetivo da pesquisa é definir estratégias no combate ao vetor. Com os resultados do levantamento, os técnicos do Centro de Controle de Zoonoses poderão identificar locais prioritários para atuação.
Por meio de sorteio, foram definidos 3.072 quarteirões, que abrangem 16.891 imóveis dentro das 42 áreas urbanas cadastradas. Em cada quadra, os agentes de controle de endemias vão vistoriar um determinado número de propriedades por amostragem.
Para essa atividade, serão visitados somente imóveis residenciais, comerciais e pequenas obras. Estão excluídos terrenos baldios – murados ou não –, casas abandonadas, desabitadas, em demolição ou construção e à venda, praças, áreas verdes, pontos estratégicos e propriedades especiais. Todos os profissionais seguem rigorosamente os protocolos para reduzir o risco de transmissão do coronavírus.
Na avaliação de densidade larvária do primeiro trimestre, o índice de infestação do mosquito da dengue ficou em 0,5. O resultado, considerado satisfatório para a estação, foi menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, que apontou 0,7, e é o mais baixo dos últimos 6 anos.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.