Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Proteção ao Cidadão
Iniciada há um mês, a Atividade Complementar da GCM (Guarda Civil Municipal) no Urbanova, na região oeste, já tem fortalecido a sensação de segurança e qualidade de vida dos moradores.
Em fevereiro, um grupo de sete associações de moradores do bairro assinou convênio com a Prefeitura de São José dos Campos para a contratação com a expectativa de prevenir a realização de fluxos e festas com aglomerações.
De acordo com representantes da associação de moradores, os fluxos diminuíram e o bairro está mais agradável, principalmente no período noturno.
“A gente agradece muito à Guarda, só temos elogios por eles estarem proporcionando ao Urbanova uma qualidade de saúde para as pessoas que não estavam conseguindo dormir, que é uma necessidade básica da vida”, afirma o diretor-presidente da Associação Mônaco, Rodrigo Haram.
“Agora estamos num processo de ajuste, para darmos atenção a alguns pontos mais específicos, já que as pessoas ainda vêm pra cá com frequência, não necessariamente para fluxos, mas para curtir o bairro”, conta Rodrigo.
A representante da associação de moradores do bairro e gestora do contrato assinado com a Prefeitura, Ana Paula Alcântara, também avalia como positivo o início da atividade complementar.
“Foi muito bem-vindo esse trabalho. Nesse início tivemos a realização de abordagem educativa. Hoje temos apenas casos de pessoas que vêm ver o pôr do sol, mas sem som, algazarra e só no fim da tarde”, conta.
O guarda civil municipal Eberson Mário Fernandes, de 32 anos, está na corporação há quase seis anos e participa da atividade complementar no bairro.
“Através da atividade complementar, percebemos que até a questão da limpeza do bairro ficou mais visível, porque o pessoal ia para o fluxo e deixavam lixo pela via, garrafas, restos de alimentos. Agora o bairro está mais limpo e os moradores mais contentes”, avalia Eberson.
Como funciona
O contrato com a associação é de três meses e valor R$ 11.440, que será disponibilizado para os guardas que prestarem o serviço em seus horários de folga. Eles atuam no entorno dos condomínios.
O modelo adotado no Urbanova e que reforçará as operações já existentes no local pode ser expandido para outros bairros, de acordo com o interesse das associações de moradores.
A ampliação das ações da Atividade Complementar da GCM e do programa São José Unida para reduzir os índices de criminalidade integra o Plano de Gestão 2021-2024.
A Atividade Complementar da GCM integra o pacote de ações da Prefeitura para coibir os fluxos e aglomerações, reduzindo a propagação da covid-19 no município.
Em todos os finais de semana e feriados são realizadas ações integradas com participação de guardas civis municipais, agentes do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais), agentes de Mobilidade Urbana e policiais Militares através da Atividade Complementar.
Os munícipes podem denunciar aglomerações e descumprimentos das regras de isolamento social pela Central 156 e pelos telefones 153 (GCM), 190 (COI/Copom) e 3901-4120 (DFPM).
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.