Secretaria de Saúde
* Rafaela de Oliveira, estagiária sob supervisão dos jornalistas Cláudio Ribeiro e Giselle Marinho
Um por todos e todos por um é a frase que pode representar a união entre os profissionais que têm ajudado na vacinação dos joseenses. São cerca de 5 mil pessoas contribuindo para levar a vacina aos grupos prioritários nesta campanha de imunização contra a covid-19.
A saga da vacinação em São José dos Campos começa com a chegada das doses no GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica), onde são separadas as destinadas ao município. A partir daí, entram em ação os servidores da Prefeitura e os funcionários de apoio.
Primeiramente, os frascos são apanhados pela equipe do Almoxarifado e escoltados pela GCM (Guarda Civil Municipal) até o local de armazenamento, na câmara fria da UES (Unidade de Especialidade de Saúde). Todas as vacinas são contadas uma a uma e conferidas para garantir transparência segurança.
Preparação
Profissionais levando as doses para a UES | Foto: Adenir Britto/ PMSJC |
Logo de madrugada, começam os preparativos para a aplicação das doses no público-alvo. Agentes da mobilidade reservam as vagas no estacionamento do Cefe (Centro de Formação do Educador), determinando o espaço designado para as filas de carros na hora da vacinação pelo sistema drive-thru.
Às 5h da manhã, o time do almoxarifado chega à UES para montar as caixas térmicas com os imunizantes. Em seguida, as vacinas são levadas aos postos de vacinação espalhados em todas as regiões da cidade.
“Para realizar uma operação dessa magnitude, houve necessidade da mobilização da Secretaria de Saúde com outras secretarias, que estão auxiliando tanto diretamente na logística, como também na organização das unidades para receber da melhor forma os munícipes para a vacinação, assegurando os protocolos de biossegurança para evitar a propagação da pandemia”, afirma o supervisor do Almoxarifado da Saúde, Everson Sarmento Pinto, que é farmacêutico e servidor municipal há 22 anos.
Transporte
Guardas prontos para escoltar e distribuir a vacina | Foto: Adenir Britto/PMSJC |
Além das atribuições desempenhadas para auxiliar na imunização, os trabalhadores vivem histórias que fazem a diferença no dia a dia do trabalho. Esse é o caso dos guardas-civis municipais que também escoltam as vacinas até os locais de aplicação.
“Alguns dias atrás a viatura da Guarda chegou na unidade do Satélite para entregar as doses e as pessoas que estavam aguardando nos receberam com aplausos”, disse o inspetor Claudenir dos Santos. “Os guardas estão motivados pelo bem da população.”
Reconhecimento como esse também está presente na vida de Benedito Walter Ribeiro, motorista da Fundhas que atua na entrega de insumos às unidades de vacinação. Em outra tarefa, ele conduz as equipes que vacinam os acamados em casa.
“No começo a gente fica até com medo do contato e exposição que temos, mas eu vejo como estão sendo úteis os trabalhos dos motoristas e das demais pessoas envolvidas. A Prefeitura é formada por várias secretarias e, todas estão unidas para um mesmo propósito, que é vacinar a população. Não tenham medo, o trabalho é sério, assim como a pandemia.”
Benedito a caminho da vacinação | Foto: Adenir Britto/PMSJC |
Aplicação
José Vitor controla o trânsito | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC |
Por volta das 8h, assim que está para começar a vacinação, profissionais de diversas secretarias estão envolvidos no atendimento ao público que já aguarda no local. Com alegria e disposição, eles executam diversas ações que contribuem para o bem das pessoas.
“É gratificante poder ajudar o munícipe, principalmente nós, agentes da mobilidade, que muitas vezes somos vistos apenas como aqueles que fiscalizam e punem o infrator, agora podemos mostrar um olhar mais humano, um lado de ajuda e orientação do evento”, diz o agente da mobilidade José Vitor Vaz.
É dessa mesma forma que o educador físico Gabriel dos Santos Nascimento se sente ao ajudar na entrega de senhas e checagem dos documentos necessários para cadastro da dose aplicada. “A pandemia está fazendo as pessoas repensarem como elas são, como o mundo funciona. Podemos perceber que todos estão mais reflexivos, até porque são vidas em jogo. Esse pensamento acaba influenciando em todo o trabalho extra que temos.”
Até agora, mais de 95 mil vacinas já foram aplicadas em São José dos Campos.
Gabriel orienta pessoas | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC |
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.