Frota do transporte público é sanitizada diariamente
Atualizado em 19/03/2021 - 09:15
Sanitização nos ônibus
Veículos passam por várias sanitizações durante o dia - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

Desde o início da pandemia, todos os ônibus do transporte público de São José dos Campos têm recebido sanitizações extras, ainda nas garagens e nas paradas técnicas, para garantir a segurança de quem utiliza o serviço. Todos os veículos já recebiam higienização diária antes do momento pandêmico.

Essa tem sido mais uma ação da Prefeitura para conter a disseminação do coronavírus e salvar vidas. Além dos veículos, os principais pontos da cidade, praças, Terminal Rodoviário Central e a ECO (Estação de Conexão) do Campos de São José, na região leste, também recebem os serviços de sanitização.

A Prefeitura, numa ação inédita no país, também distribuiu gratuitamente 100 mil máscaras aos usuários dentro dos veículos e nos principais pontos do município e os funcionários das empresas que operam o serviço receberam a vacina contra a gripe H1N1, máscaras e álcool em gel.

Vale ressaltar que diversas pesquisas pelo mundo apontam que o transporte público, mesmo com alta ocupação, é um local de baixo risco de contágio devido às características do serviço. Um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) e Universidade de Oxford (Inglaterra), por exemplo, traz os motivos: período curto de permanência, espaço fechado bem ventilado (janelas abertas), obrigatório o uso máscara, pessoas não ficam falando, gritando, cantando e as empresas operadoras seguem protocolos de segurança.

Essas características diferenciam completamente o serviço das aglomerações ou encontros até mesmo de pequenos grupos, onde as pessoas dificilmente seguem os protocolos de segurança, permanecem por um longo período no local, às vezes em ambientes fechados, não usam máscara e conversam entre si.

Uma pesquisa realizada pela Prefeitura no segundo semestre do ano passado com pessoas recuperadas da covid-19, mostrou que apenas 5,8% dos entrevistados acreditavam terem sido contaminados dentro do transporte público.

A Prefeitura reforça que os cuidados para conter a disseminação da covid-19 precisam ser mantidos, como o uso de máscaras, sempre lavar as mãos, usar o álcool em gel e evitar tocar os olhos e a boca.

Operação

A operação do transporte público durante a pandemia foi definida em uma ação conjunta entre a Prefeitura, as empresas responsáveis pelo serviço e o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba.

Atualmente, cerca de 80% da frota de ônibus do município está sendo disponibilizada para a população e transporta, em média, 40% dos passageiros em comparação com dias normais antes da pandemia.

Assim como a flexibilização do governo estadual, a alteração operacional é gradativa e acompanhada diariamente para possíveis ajustes e alterações, com o foco no melhor atendimento aos usuários.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×