Nova escola do Jardim Mesquita agrada a comunidade
16/03/2021 18:23
Nova escola do Jardim Mesquita é aprovada por famílias da comunidade. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 16-03-2021
As gêmeas, Rafaela e Roberta, com a mãe Clarice, aprovam a nova escola Emef Profª Alda de Souza Araujo na região sul - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Quantas oportunidades surgem junto com uma nova escola? A comunidade do Jardim Mesquita, na região sul, poderá responder essa pergunta ao longo dos próximos anos.

A Emef Profª Alda de Souza Araujo recebeu os primeiros alunos no início deste ano letivo, em fevereiro, e desde então tem recebido a aprovação da comunidade.

O investimento em educação é prioridade em São José dos Campos. Além da nova escola do ensino fundamental na região sul, a cidade terá nova unidade no Setville (região leste) e duas escolas infantis no Parque Industrial, para 400 crianças, e no Jardim São José 2, para cerca de 500 crianças. 

Prédio moderno

O prédio conta com mais de 4.500 m² de área construída. São 15 salas de aula, laboratório, playground, sala de informática, quadra poliesportiva com arquibancada, pátio coberto com palco, sala de recuperação intensiva, sala de esportes, sala de leitura, além da área administrativa e de serviços com ampla cozinha e refeitório. Confira galerias de fotos abaixo.

Com capacidade para atender até 900 estudantes, a escola oferece os anos finais (do 6º ao 9º ano). Os moradores da região podem ser atendidos também na Emef. Profª Ruth Nunes, com anos iniciais (1º ao 5º ano), e na Emei Profº Ladiel Benedito de Carvalho, com a Educação Infantil.

A Rede de Ensino Municipal possui 160 escolas, sendo 48 de Ensino Fundamental e 112 de Educação Infantil, que atendem os mais de 70 mil alunos. 

Oportunidades

“É tudo moderno, de primeiro mundo, bonito e bem organizado. Depois da recepção dos primeiros dias eu tive certeza que aqui é um ótimo lugar para o meu filho”, conta a dona de casa, Elaine Lopes, mãe do aluno do 7º ano, Rodolfo Evaldo Lopes Junior, 12 anos.

Para Rodolfo, “vir para a escola foi bem legal, é grande e parece até uma faculdade”. O estudante, que sonha trabalhar como mecânico de robôs, se sentiu acolhido e incentivado a estudar. “Gosto de Matemática, quero construir coisas que facilitem a vida das pessoas”.

Incentivo

As gêmeas Rafaela de Castro Bento e Roberta de Castro Bento, 13 anos, cursam o 8º ano e já se adaptaram. “Estou gostando muito daqui. A escola é grande e bonita, e a equipe nos acolheu muito bem”, diz Roberta.

“Tem uma boa estrutura e gostei da forma como organizaram tudo, com todos os cuidados nesta fase que vivemos. Sinto orgulho por estudar aqui”, destaca Rafaela.

“Estamos em um bairro mais afastado e temos o privilégio de ter essa escola. Minhas filhas vão concluir os estudos no fundamental ano que vem, mas temos muitas famílias que moram aqui e outras que estão chegando, são muitas crianças que poderão usufruir os benefícios da escola. Me sinto muito grata”, diz Clarice das Graças Castro, mãe da dupla. 

Homenagem

A nova escola municipal leva o nome da educadora Alda de Souza Araújo, nascida em 1955 na cidade de São Paulo, chegou ao Vale do Paraíba ainda criança.

Alda brincava de dar aulas para os irmãos mais novos, manifestando desde cedo o desejo de ser professora. Concluiu o Magistério em 1974, logo depois fez Pedagogia e ingressou na Educação Estadual, lecionando em cidades da região.

Conhecida por ser calma, paciente e transmitir segurança aos alunos, ela mantinha contato e amizade até depois de concluírem o período escolar. A educadora se aposentou na rede municipal em 2015. Faleceu em abril de 2020 deixando grande legado como filha, irmã, amiga, religiosa e profissional.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

Prefeitura SJC

×