Gisele Lopes
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
Dias frios apontam que o inverno deste ano será bem rigoroso. Nas madrugadas de segunda para terça-feira e terça para quarta-feira (24 e 25), cerca de 70 pessoas em situação de rua puderam dormir em um ambiente limpo e aconchegante, além é claro, do acolhimento humanizado.
Em situação de rua desde 2019, o funileiro Rafael Máximo, encontrou em um abrigo que tem parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, esperança e o socorro que precisava.
“Pedi ajuda por conta do frio, precisa de um socorro e o acolhimento mudou tudo, hoje consigo dormir, tenho uma cama, alimento e estou abrigado nas noites frias”, contou Rafael.
Com um ar de confiança, o morador em situação de rua, acolhido pelo serviço de Abordagem Social já traça planos para o futuro, “minha vontade é entrar no mercado de trabalho, viver de novo, fazer parte da sociedade”, concluiu.
Na noite da última segunda-feira (24), os termômetros registravam cerca de 9º, nas intermediações da região central, Robinson Vasconcelos percebeu a aproximação da equipe da Abordagem Social, convite de acolhimento aceito, hoje, esbanja sorriso e expectativas de dias melhores.
“Na rua a sensação é de solidão, no abrigo tenho esperança de que a vida vai melhorar, quero construir família, voltar a trabalhar, já fui informado do Pró-Trabalho”, disse, o limpador de vidros de prédios.
Abrigos
Atualmente, São José dos Campos conta com seis abrigos preparados para atender as pessoas em situação de rua, entre eles, três abrigos masculinos, Feminino e LGBT, Viva Famílias e Indivíduo e AVD (Atividade de Vida Diária), dedicado a pessoas que apresentem alguma dificuldade para as atividades cotidianas.
Além do atendimento humanizado com estrutura e dignidade, alguns espaços oferecem ainda, acomodações para cães e gatos.
Serviço 153
A população de São José também pode contribuir com os trabalhos realizados pela equipe de abordagem Social da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, ao constatar população de rua basta acionar a Abordagem Social por meio do telefone 153. O serviço que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana conta com assistentes sociais e educadores.
Outra ação importante da população é desestimular a permanência de moradores nas condições de rua, evitando dar esmolas.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.