Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos intensificou a disponibilização de cursos de capacitação, treinamentos e simulados para agentes e voluntários da Defesa Civil com o objetivo de aprimorar ainda mais o serviço prestado diariamente à população, principalmente em situações críticas como as ocorrências de desastres naturais.
A equipe é formada atualmente por 23 agentes e 120 voluntários cadastrados e treinados. Eles monitoram constantemente todas as áreas da cidade em trabalho preventivo para salvar vidas.
Os cursos e treinamentos têm sido realizados em meio à pandemia da covid porque a Defesa Civil executa trabalho essencial, que não pode parar. Nos cursos e treinamentos presenciais, têm sido seguidas todas as recomendações de saúde do Plano São Paulo contra o Coronavírus, como o uso de máscara.
Nesta segunda-feira (17), os agentes participaram de videoconferência da Transpetro (Petrobras Transporte S/A) sobre a faixa de dutos que cruza São José. A Transpetro é a subsidiária da Petrobras responsável pelo transporte de petróleo e derivados, etanol, gás e biocombustíveis nos dutos.
A reunião online também contou com outros representantes da Prefeitura, que trabalham nas secretarias de Gestão Habitacional e Obras e de Urbanismo e Sustentabilidade, além de integrantes do Corpo de Bombeiros.
O objetivo é adotar ações em conjunto para garantir a integridade das instalações e a segurança da população e do meio ambiente.
Operação Estiagem
Nos próximos dias será realizada, também online, Oficina Preparatória para Operação Estiagem, ministrada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo.
A Operação Estiagem começará até o final do primeiro semestre com a missão de combater incêndios em mato e florestas, em apoio ao trabalho do Corpo de Bombeiros.
"Todos os cursos e treinamentos que fazemos são muito úteis. Temos que estar sempre preparados e atualizados para prestar um serviço cada dia melhor à população", disse a técnica de enfermagem Francinne Gonzalez Teixeira da Silva, que tem 39 anos e é voluntária da Defesa Civil há 12.
Tecnologia
Além da capacitação, a Prefeitura investe em tecnologia para otimizar o trabalho da Defesa Civil.
O drone tem sido empregado para o gerenciamento e monitoramento de áreas de risco, vistorias em locais de difícil acesso e para obter uma visualização mais ampla nos casos de desastres naturais.
É utilizado constantemente nas operações especiais realizadas ao longo do ano, como Verão e Estiagem.
No final de 2020, a cidade recebeu uma Fiat Strada, um kit de combate a incêndios, uma motosserra, 24 holofotes, quatro geradores elétricos e quatro tendas. Esses equipamentos têm contribuído para prevenção de desastres naturais e nas ações efetivas do dia a dia, principalmente em casos de chuvas fortes e incêndios.
A Prefeitura tem investido ainda na compra de novos equipamentos, carros e uniformes para o trabalho do dia a dia de agentes e voluntários.
Em outra frente de atuação, para ampliar o número de voluntários e facilitar e agilizar a vida dos munícipes a Prefeitura inseriu neste ano no site da Administração (www.sjc.sp.gov.br) o cadastro on-line. Antes, os interessados tinham que ir à sede da Defesa Civil para ter acesso e preencher a ficha.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.