Ariane Caldas
Fundhas
Em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece nesta terça-feira (18), a Fundhas tem realizado diversas ações com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência sexual infantil.
A campanha “Faça Bonito”, que acontece há mais de 20 anos na Fundhas, promove em parceria com a Secretaria de Saúde e Conselho Tutelar de São José dos Campos, palestras e atividades com informações sobre contexto histórico, número de casos, além de debater sobre a importância do tema e apresentar canais de denúncia e proteção às vítimas.
Neste sentido, a instituição conta também com uma equipe multidisciplinar de assistentes sociais, professores e psicólogos que com sensibilidade e atenção, trabalham no dia a dia, questões pedagógicas, conflitos pessoais e familiares de crianças e adolescentes entre 6 a 18 anos, que podem ser encaminhadas pela rede municipal como forma de proteção ou, ainda, aqueles que chegam na instituição de forma espontânea mas que são identificados com algum tipo de vulnerabilidade.
É neste contexto, que a assistente social Renata Vasconcellos, da unidade Campos São José (região leste), explica sobre o trabalho realizado. “ O olhar da Fundhas já é voltado para a proteção e prevenção, mas nesta semana estamos com ações intensificadas e que promovem oportunidade de conhecimento, mas principalmente ajudam a abrir caminhos.” Para a profissional, as ações ajudam crianças e adolescentes a se conhecerem melhor e a identificarem possíveis situações de risco.
“Mostramos a eles que não estão sozinhos. Entre uma atividade e outra, reforçamos sobre o tema. É uma troca muito positiva, eles demonstram respeito pelo assunto e se mostram interessados”, disse.
Atividades
Além das palestras, a Fundhas trabalha de forma leve e lúdica com os menores. Com muita criatividade, as crianças produzem cartões com o ícone da campanha, o girassol, que representa a pureza e a inocência. “Enquanto eles desenham, vamos introduzindo o tema, essa informação é fixada na cabecinha deles, quando eles olham o símbolo já identificam do que se trata”, explica Renata.
Para a assistente social, o desenho também é muito importante para identificar o que a criança vive. “Os temas sempre vem à tona, não necessariamente pela fala, por isso a sensibilidade dos educadores em sala de aula é muito importante”, afirma.
A programação “Faça Bonito” continua em 10 unidades da Fundhas até sexta-feira (21), com atividades para os atendidos e lives para os profissionais.
MAIS NOTÍCIAS
Fundhas
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.