Treinamento prepara servidores para pré-atendimento de trauma
13/05/2021 14:44
Treinamento de saúde para agentes da mobilidade GCM Polícia Militar e defesa civil. Foto Claudio Vieira/PMSJC 12-05-2021
Participaram do encontro guardas municipais, agentes da mobilidade e da Defesa Civil - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Saúde

Cerca de 150 profissionais da Prefeitura de São José dos Campos participam de uma capacitação sobre contenção de sangramentos causados por trauma até a chegada das equipes de emergência. A primeira aula foi realizada na última quarta-feira (12), com a presença de 30 pessoas, entre agentes da mobilidade, guardas municipais e integrantes da Defesa Civil.

Ministrado pelo Hospital Municipal em parceria com a Faculdade Humanitas, o treinamento tem como objetivo aprimorar os conhecimentos dos servidores e funcionários dessas áreas a auxiliar as equipes de salvamento a evitar a ocorrência de mortes decorrentes de sangramento. As atividades continuam ao longo deste mês, atendendo turmas reduzidas e seguindo as orientações do Comitê Municipal de Enfrentamento e Combate ao Coronavírus.

No primeiro dia do curso, o tema abordado foi o controle de sangramento e uso correto do torniquete. “Tivemos o aprendizado de mais uma ferramenta para fazermos o nosso trabalho com mais eficiência, e me sinto muito feliz e grata por cada vez mais poder proteger e servir a nossa população”, disse Suely Caetano Barbosa de Oliveira, guarda-civil municipal há 30 anos.

Agente da mobilidade urbana, Cristiano José Tavares, que vai participar da próxima turma, afirma que as capacitações são fundamentais para a atuação no dia a dia pela cidade. “Sou muito favorável aos treinamentos que a Prefeitura nos proporciona. Sempre sou o primeiro a querer participar. O aprendizado nunca é demais. Estamos sempre nos reciclando para um melhor atendimento aos munícipes da nossa linda São José dos Campos.”

Salvamento

Cristiano contou que já se deparou com situações em que precisou colocar em prática as técnicas que havia aprendido em outro treinamento de salvamento. “Um agente e eu fomos abordados por munícipes que disseram haver uma mulher desmaiada dentro de um veículo. Tiramos a mulher do carro e colocamos na calçada. A pulsação, estava bem baixa. Percebi que a senhora estava começando a ficar roxa. Então, comecei o procedimento de massagem pulmonar até a chegada dos bombeiros.”

Quando completaram o salvamento da vítima, os bombeiros felicitaram os dois agentes pelas ações rápidas e precisas, que foram imprescindíveis para manter a pessoa viva nesse espaço de tempo.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

Prefeitura SJC

×