Sinalização educativa foca na relação entre motoristas e ciclistas
13/05/2021 17:58
MAIO AMARELO - Sinalização para Ciclistas no Urbanova
Objetivo da ação é melhorar a relação entre motoristas e ciclistas - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta semana a implantação de sinalização educativa para melhorar a relação entre motoristas e ciclistas no trânsito. Esta é mais uma ação da programação do Maio Amarelo, mês que o tema segurança viária é colocado em pauta na sociedade.

O início da implantação da sinalização foi feito no bairro Urbanova, região oeste, onde há uma faixa de treinamento para ciclistas profissionais na via e grande incidência de ciclistas amadores, principalmente nos finais de semana.

Na região foram implantadas placas orientando os motoristas e ciclistas a respeitarem os espaços na via pública e faixas que trazem a importância do respeito às regras para tornar a vida mais segura.

A moradora do bairro Amanda Guimarães pratica o ciclismo na modalidade speed há quatro anos e justamente pelo modelo da sua bicicleta, que possui um pneu mais fino e uma velocidade superior às bicicletas comuns, utiliza a via nos treinos e não ciclovias.

“As placas educativas de trânsito são um lembrete das nossas responsabilidades nas relações no trânsito e são mais que necessárias”, diz.

Alerta

“Também servem como um alerta: o ciclista tem o direito de pedalar na pista da direita livremente. Elas notificam aos motoristas que ciclistas circulam na área e que, para tanto, o carro deve permanecer à esquerda da pista, mantendo 1,5m de distância da bicicleta e sempre desacelerando ao passar ao lado dos ciclistas. As placas são um lembrete de que deve haver um respeito mútuo entre o ciclista e o motorista no compartilhamento da pista” completa Amanda.

Mesmo no papel de motorista, o diretor-presidente da Associação Mônaco, Rodrigo Haram, defende que o bairro seja cada vez ciclável e voltado para a prática de esportes.

“Essas faixas indicando áreas de bike (pintura de solo) devem ser ainda mais enfáticas, contundentes e sugiro até que nesses locais tenhamos menos áreas de estacionamento para carro, placas proibitivas de estacionamento de carros”, comenta.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×