Saúde capacita agente de trânsito, guarda e pessoal da Defesa Civil
Atualizado em 11/05/2021 - 16:18
ESPECIAL - AGENTES DE TRÂNSITO
Ao todo, 150 pessoas participarão da formação - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Saúde

Nesta quarta-feira (12), a partir das 8h30, a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Saúde, começa a capacitar agentes da mobilidade, guarda civil municipal e funcionários da defesa civil para reconhecer e conter sangramentos decorrentes de trauma até que as equipes de emergência cheguem ao local.

O principal intuito da capacitação é reduzir o número de mortes por estes sangramentos. De acordo com Marcelo Ribeiro Junior, cirurgião de trauma do Hospital Municipal e também responsável pela capacitação, 15% dos pacientes graves vítimas de trauma morrem por hemorragias nas extremidades como braços e pernas, complicação que pode ser evitada com a ação rápida de uma pessoa treinada.

“Com conhecimento e o uso adequado do torniquete, estes profissionais podem auxiliar as equipes de emergência a salvar vidas”, afirma.

Aulas

O treinamento será ministrado pela equipe do Hospital Municipal em parceria com a Faculdade Humanitas nas modalidades online e presencial. Para o primeiro dia, está prevista a participação de 30 profissionais que serão divididos em 3 grupos de 10 para aulas teóricas e práticas, quando serão entregues os torniquetes para uso nas viaturas. 

  Integram o cronograma os seguintes temas:

  • As aulas consistem em Controle de hemorragias exanguinantes
  • Fisiologia da hemorragia
  • Noções de Biossegurança
  • Aplicando e auto aplicação de pressão direta
  • Técnicas de preenchimento de feridas
  • Aplicação e auto aplicação de torniquetes
  • Modelos e de torniquetes e suas aplicações
  • Utilização de curativos hemostáticos

As turmas serão dividas em 10 profissionais.

Conhecimento

Orlando Santos, supervisor da Defesa Civil, fala sobre a importância deste tipo de capacitação. “A gente não consegue prever uma situação dessa, por isso o conhecimento é fundamental. O primeiro atendimento pode minimizar as consequências de uma lesão e até salvar uma vida", conclui.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×