Giselle Marinho
Secretaria de Saúde
É com as mãos para o alto que a enfermeira Maria Kishi faz suas orações todas as manhãs, que representam o desejos de muitos profissionais da enfermagem que estão na linha de frente da vacinação e do combate a covid-19.
As preces por dias melhores têm surtido efeito. Em São José dos Campos já são mais de 200 mil doses de vacina contra a covid aplicadas e quase 60 mil pacientes curados da doença.
Os enfermeiros estão presentes em cada atendimento de saúde, seja para cuidar dos pacientes, seja para prevenir doenças. Mas para ingressar na profissão é preciso um requisito básico: se dispor a cuidar integralmente do próximo.
“Nós cuidamos não só do alívio da dor física, mas muitas vezes cuidamos da dor da alma. Isso acontece, pois os pacientes acabam se identificando emocionalmente com a gente, muitas vezes nós oferecemos um cuidado que eles não têm em casa”, disse a enfermeira responsável pela Casa do Idoso Norte, Isabel Corra.
“Quando recebemos um paciente doente e depois que cuidamos ele sai melhor, recuperado, sentimos uma alegria imensa, gratidão é a palavra que descreve”, completa Isabel.
Protagonismo
Na semana em que se comemora Dia Internacional da Enfermagem (12 de maio), a enfermeira Fabiana Mendes que atua na linha de frente da imunização, reforça o protagonismo da profissão neste momento e o orgulho de deixar uma contribuição histórica.
“A enfermagem hoje se tornou protagonista na pandemia e na campanha de vacinação contra a covid e isso trouxer uma motivação aos profissionais da área. É uma grande satisfação fazer parte da história e proporcionar aos munícipes a oportunidade de se vacinar. Essa campanha é esperança para nós enfermeiros e esperança para a população também”, diz Fabiana Mendes.
Reconhecimento
Por parte da população, os profissionais da área de enfermagem têm recebido agradecimentos especiais durante a vacinação contra a covid. Dona Leila Cristina Ferreira, de 64 anos, é moradora do Jardim Aquarius e compareceu para tomar a primeira dose do imunizante coronavac na unidade da Casa do Idoso Norte. Ela aprovou o acolhimento feito pelos profissionais.
“Eu fui muito bem atendida, passei aqui para pegar uma informação e quando soube que poderia me vacinar não sai mais daqui. São José é uma cidade abençoada na área de saúde e para os enfermeiros só tenho que desejar muita paz, luz e paciência, nem sempre vão encontrar situações boas no dia a dia, é um risco muito grande que eles correm para trazer benefício para nós e isso não tem preço”, conclui.
Recursos mais que humanos
Somente na rede pública de saúde, entre UBS, UPAS, Unidades de Especialidades e Hospitais são mais de 1.800 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem zelando pela saúde da população.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.