Cláudio Ribeiro
Secretaria de Saúde
Começa nesta quinta-feira (1º) e vai até o dia 23 a terceira Avaliação de Densidade Larvária do ano, com o objetivo de levantar o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A coleta de informações visa aprimorar as estratégias de combate ao vetor em São José dos Campos.
Profissionais do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), órgão da Prefeitura, vão visitar 42 áreas urbanas durante a pesquisa. Para atingir a amostragem necessária, 17.792 imóveis, foram sorteados 3.166 quarteirões.
Não serão avaliados terrenos baldios –com ou sem muro–, praças, áreas verdes, pontos estratégicos, imóveis especiais e construções abandonadas, sejam elas desabitadas, em demolição, construção ou à venda. Durante todas as atividades, os agentes de combate a endemias seguem as recomendações para reduzir os riscos de transmissão do coronavírus, causador da covid-19.
A ação, com periodicidade estabelecida por trimestre, ocorre em janeiro, abril, julho e outubro, de forma a analisar os resultados para adequar as estratégias em uso conforme as necessidades. Nas duas avaliações anteriores, o índice de infestação (Breteau) foi de 0,5 em cada uma delas, considerado positivo e sendo o menor desde 2016 no comparativo por período.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.