Evento apresenta potencial do aeroporto a companhias
Atualizado em 29/06/2021 - 18:50
Evento de Turismo OMNI AVIATION
De olho nas atividades do setor de turismo no período pós-pandemia, São José dos Campos oferece atrativos às companhias interessadas na 'Rota da Fé' - Foto: Adenir Britto/PMSJC

João Paulo Sardinha
Gabinete

A boa infraestrutura e o potencial de mercado do aeroporto internacional de São José dos Campos têm despertado a atenção de companhias aéreas brasileiras e estrangeiras.

Na manhã desta terça-feira (29), representantes da Prefeitura e da Omni Aviação participaram de encontro no Paço Municipal para discutir as potencialidades do aeroporto. A empresa portuguesa atua com operações regulares e não regulares.

De olho nas atividades do setor de turismo no período pós-pandemia, São José dos Campos oferece atrativos às companhias interessadas na “Rota da Fé”, circuito religioso que inclui Aparecida, Cachoeira Paulista e Guaratinguetá, que juntas recebem mais de 15 milhões de visitantes por ano.

A localização do aeroporto de São José dos Campos é bastante privilegiada, pois está no coração do Vale do Paraíba, a 8 quilômetros do centro da cidade, próxima das cidades do Vale Histórico e a cerca de 90 quilômetros do centro da capital paulista.

Concessão

O aeroporto integra o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), criado para fomentar o desenvolvimento econômico, com alternativas para a captação de investimentos e recursos em parceria com a iniciativa privada.

O convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Infraestrutura, que permitiu a municipalização do terminal, foi publicado em 2 de dezembro de 2020.

Um mês depois da municipalização, a Prefeitura de São José dos Campos lançou o edital de estudos para concessão do aeroporto à iniciativa privada, com previsão de conclusão do processo até o final de 2021. Além do transporte de passageiros, o aeroporto tem um enorme potencial de mercado, inclusive internacional, para movimentação de cargas, com facilidade para integração dos modais rodoviário, marítimo e ferroviário.

O aeroporto obteve em 2014 investimentos de R$ 16 milhões para sua modernização. Várias foram as melhorias realizadas, com destaque para a ampliação do terminal de passageiros, que passou a ter 5.902 m² e capacidade de atendimento de até 2,7 milhões de pessoas por ano. O sítio aeroportuário conta com uma área de 1.197.580,66 m².