Professores têm formação sobre Dia contra o Trabalho Infantil
Atualizado em 14/06/2021 - 09:56
a Prefeitura de São José dos Campos realiza durante todo o mês de junho, uma série de ações para alertar a população sobre o crescimento do trabalho infantil
Mais de 4 mil professores, 970 agentes educacionais e 450 estagiários da Educação Infantil municipal participaram das formações online - Foto: Ilustração

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Em 12 de junho é o Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, data de reflexão sobre os direitos das crianças e adolescentes à uma infância segura, à assistência social, à educação e à saúde e livres da exploração e de outras violações de direitos.

Para reforçar a conscientização sobre o tema, o Setor de Orientação Educacional (SOE) da Secretaria de Educação e Cidadania, em parceria com as orientadoras de escolas e pedagogos, realizou formações online com professores do infantil e disponibilizou material para consulta, além de vídeos explicativos.

Mais de 4 mil professores, 970 agentes educadores e 450 estagiários da rede de ensino municipal participaram das formações online sobre a temática da garantia de direitos das crianças e dos adolescentes e os impactos do trabalho infantil na sociedade.

Segundo Ricardo Alexandre, coordenador do SOE da Educação Infantil e conselheiro do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), o objetivo da ação formativa “é ampliar o olhar da comunidade escolar para identificação do trabalho infantil e apresentar as formas de realização da denúncia”.

Ações

A Prefeitura de São José dos Campos vai realizar, durante todo o mês de junho, uma série de ações para alertar a população sobre a necessidade de eliminar o trabalho infantil.

A campanha com o tema “Brincar, estudar e aprender, sim, trabalho infantil, não...” terá folder, cartaz e lives temáticas. Nas mídias sociais serão postadas artes com #trabalhoinfantilnão que propõem uma reflexão sobre o trabalho infantil, além de convocar a população para o cuidado com as crianças.

O principal objetivo da ação é informar as consequências do trabalho infantil na vida de crianças e adolescentes, romper o ciclo de exploração e garantir condições favoráveis ao pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, principalmente as mais vulneráveis.

A campanha conta ainda com atividades à distância desenvolvidas pelas Secretarias de Apoio Social ao Cidadão, Saúde, Esporte e Qualidade de Vida, Fundhas, Conselho Tutelar, CMDCA e Organizações da Sociedade Civil parceiras da Prefeitura, junto às crianças e famílias atendidas.

Denúncias

Denúncias sobre situações de trabalho infantil podem ser feitas por meio do telefone 153,156, Disque 100 ou ainda, acionar uma das três unidades do Conselho Tutelar em São José dos Campos.