Procon fiscaliza comércio para compras do Dia dos Namorados
Atualizado em 21/06/2021 - 10:20
Blitz do Procon no comércio pelo Dia dos Namorados. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 10-06-2021
Fiscais do Procon Municipal visitam lojas do Calçadão, no centro de São José - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Apoio Jurídico

O Procon de São José dos Campos intensificou as blitze em lojas físicas e sites de compras nas últimas semanas, principalmente em razão do Dia dos Namorados.

Já foram visitadas por fiscais 108 lojas físicas (com 4 autuações) e 26 sites (5 autuações e 2 notificações). Nesta quinta-feira (10), fiscais visitaram lojas do Calçadão da Rua 7 de Setembro.

O objetivo das visitas é coibir possíveis irregularidades no comércio e orientar os consumidores com relação ao Código de Defesa do Consumidor.

Na fiscalização, o Procon Municipal verifica se os produtos têm informações corretas de preços, se elas estão visíveis, incluindo formas de pagamento, entre outros critérios. Também é verificado se os produtos estão na validade e se há atendimento preferencial com sinalização.

Ursula Ferreira, moradora do Galo Branco, disse que se sentiu mais protegida ao ver a equipe do Procon no Calçadão. “É uma garantia de respeito aos nossos direitos”.

Sites

Com relação aos sites, o Procon orienta o consumidor a ficar atento quanto à procedência do site e com propagandas enganosas, como descontos anunciados que acabam não sendo praticados.

Em caso de dúvidas, o consumidor pode consultar o Procon Municipal por meio do telefone 151.