Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania
“O Igor sempre gostou de ler, mas com a plataforma da Árvore ele começou a ler ainda mais, se interessa muito mais”, conta Kelly Fernanda Carvalho Galvão. Acompanhada do esposo Fábio Leandro Galvão, o casal de moradores do Bosque dos Ipês estava orgulhoso ao ver o primogênito Igor Fernando Carvalho Galvão, 11 anos, aluno da Emef Profª Homera da Silva Braga receber medalhas e reconhecimento pelo desempenho na leitura nos primeiros meses deste ano.
O aluno se destacou por ler 310 livros desde fevereiro pelo aplicativo Árvore de Livros, disponível pela rede de ensino municipal para os estudantes dos 4º e 5º ano. A plataforma disponibiliza gratuitamente mais de 30 mil títulos aos alunos.
“Gosto de ler porque aprendo bastante coisa e me sinto bem. O livro que mais gostei de ler este ano até agora foi “Os 12 Trabalhos de Hércules” de Monteiro Lobato, sobre a turma do Picapau Amarelo, que viaja para a Grécia Antiga para ajudar Hércules nas tarefas dele, fala muito sobre ter determinação”, conta Igor.
Exemplo de família
A leitura é um hábito que deve ser incentivado desde pequeno pela família. Um exemplo disso é outra aluna destaque da escola, Maria Júlia de Oliveira Galvão, 11 anos, que é prima do Igor.
“Eu já incentivava a Maria Júlia a ler, mas a plataforma ajuda muito, ela adora, fica em casa lendo concentrada”, diz a mãe de Maria, KellyTatiane de Oliveira Galvão.
“Eu me sinto ótima quando estou lendo, amo ler, para mim é um prazer. Os meus dois livros preferidos deste ano são: “Os 12 Trabalhos de Hércules” e “O Menino Maluquinho”, com eles aprendi que é bom ser criança e também que nunca devemos desistir, mas sempre continuar”, afirma a aluna.
A pequena se destacou pela leitura de 92 títulos neste ano e junto do primo recebeu medalhas pelo desempenho na plataforma nos meses de março e abril.
Segundo a equipe pedagógica da escola, “a criança que lê mergulha em um universo de saberes, escreve melhor, conversa sobre vários assuntos e se desenvolve bem”. A mensagem foi transmitida aos leitores homenageados durante a tarde desta quarta-feira (2) na quadra da escola, onde Igor e Maria Júlia receberam medalhas pelo desempenho nos meses de março e abril, com destaque para os 1º, 2º e 3º lugares.
Plataforma
Atualmente, a rede municipal tem o cadastro na Árvore de 47 escolas e mais de 10.800 alunos.
A plataforma é utilizada pela rede de ensino de São José dos Campos desde 2018. São oferecidos gratuitamente mais de 30 mil títulos, entre livros, jornais e revistas, e diversas ferramentas e materiais de apoio pedagógicos para auxiliar na formação dos alunos de 4º e 5º ano.
Fica a dica
Para quem precisa se dedicar mais aos livros, os jovens leitores dão conselhos:
“Crie um hábito, leia pelo menos um pouco por dia, nem que seja só 15 páginas. Porque aos poucos você vai ler cada vez mais, vai se acostumando e gostando de ler”, Maria Júlia.
“Comece a ler que você vai gostar! Antes eu não gostava, mas comecei e agora gosto muito, faz bem”, Igor Fernando Carvalho Galvão.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.