Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania
Mais de 17 mil alunos de 43 escolas do ensino fundamental de São José dos Campos participam desde a última quarta-feira (28), da 16ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). A prova vai até o dia 3 de agosto. A lista dos aprovados para a segunda fase será divulgada em 9 de setembro.
O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, incluindo a EJA (Educação de Jovens e Adultos), até último ano do Ensino Médio.
Em São José, os estudantes são incentivados a participar de eventos científicos, olimpíadas como a OBMEP e a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica) e Mostra de Foguetes, entre outros projetos que despertam o interesse pelas ciências exatas e preparam para o futuro.
Matemática diferente
A rede municipal tem como referência os alunos premiados em edições anteriores e a equipe de professores dedicada a ensinar de uma forma diferente.
“As atividades diferenciadas ajudam a engajar os alunos e a participação em olimpíadas do conhecimento é uma atividade que eles sempre gostam e tem trazido resultados positivos, mesmo durante a pandemia”, afirmou a professora Ingrid Mirela Martins Moraes da Emef Profº Waldemar Ramos, na região leste.
No ano passado, a escola do bairro Vista Verde teve sete premiados na Olimpíada Canguru, que ocorreu no formato on-line. Este ano foram 23 premiações.
Já na região norte da cidade, na Emef Dosulina Chenque Chaves de Andrade, no Altos de Santana, as atividades das aulas vão além das fórmulas e contam com experimentos, testes e até música.
“As ferramentas matemáticas trabalhadas na escola às vezes ficam distantes dos alunos e parecem não fazer sentido, mas quando aplicamos os conceitos de forma lúdica, com jogos de perguntas e respostas, história de enigmas online e experimentos práticos vemos a diferença. Aumenta o interesse deles em aprender mais e participar bem das aulas”, disse o professor Leonardo Gabriel dos Santos da Silva.
Alunos aprovam
Durante uma aula de frações do 6º ano da Emef Dosulina, tubos de plástico, copos com água e cordas deram o tom, o aprendizado se tornou leve como uma música e agradou os alunos, como Eduardo Donizetti Ramos Osório, 11 anos.
“A aula foi muito legal, aprendemos sobre frações com a música criando ondas e sons. Vir para a escola e ter aula assim, diferente e divertida, é muito melhor, ajuda a aprender”.
Para Emanuel Joaquim Santos Gomes, que sonha ser engenheiro um dia e construir carros, “a matemática é importante porque a gente usa no dia a dia para fazer contas, medir algo, fazer compras. Eu gosto de aprender, percebi que a música é tipo uma conta que você tem que resolver certinho para ficar boa”.
Olimpíada de Matemática
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com o apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), e promovida pelo Ministério da Educação e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Mais informações no site.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
Prefeitura SJC
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.