Morador de rua tem acolhimento humanizado em noite fria
Atualizado em 20/07/2021 - 15:12
Apoio Social-Abordagem nas ruas-22/06
São José dos Campos conta com vagas para atender toda a demanda de moradores em situação de rua - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

São José dos Campos atingiu na manhã deste terça-feira (20) a menor temperatura mínima do ano, com 1°C, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

Com objetivo de garantir um serviço de acolhimento humanizado para os moradores em situação de rua, a Prefeitura de São José dos Campos intensificou o atendimento, as equipes das rondas sociais entraram em ação e cerca de 30 pessoas puderam dormir em um ambiente limpo e aconchegante.

Além da ampliação no número de vagas dos abrigos, foram feitos também investimentos no serviço de ronda social, que contam com 12 equipes que circulam diariamente por todas as regiões da cidade.

O serviço que funciona todos os dias da semana, 24h por dia, tem como principal objetivo convencer a pessoa em situação de rua para que aceite o acolhimento. Somente os que aceitam são levados para os abrigos ou é oferecido recâmbio à cidade de origem.

São José dos Campos conta com vagas para atender toda a demanda de moradores em situação de rua. Entre os serviços oferecidos estãoabrigo, reinserção familiar e recâmbio à cidade de origem. Nesse caso, o benefício só é concedido após o contato e avaliação do município de destino. 

A população também pode contribuir para melhoria de vida das pessoas em situação de rua acionando o serviço 153 e desestimulando a permanência delas nas condições de rua, evitando dar esmolas. O serviço que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana conta com assistentes sociais e educadores.

Abrigos

Atualmente, São José dos Campos conta com seis abrigos, sendo três masculinos, um feminino e LGBT, um denominado Viva Famílias e Indivíduo e outro AVD (Atividade de Vida Diária), dedicado a pessoas que apresentem alguma dificuldade para as atividades cotidianas.

Além do atendimento humanizado com estrutura e dignidade, alguns espaços oferecem ainda acomodações para cães e gatos.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×