Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
O Museu Vivo deste domingo (18), que será realizado mais uma vez de forma virtual em razão da covid-19, contará com a presença de uma dupla de jovens cantores e violeiros que já participou do programa, em abril de 2019. João Pedro Alves Campos, hoje com 16 anos, e seu irmão, Luiz Miguel Alves Campos, com 11, continuam compartilhando a música sertaneja.
O programa é promovido mensalmente pelo Museu do Folclore de São José dos Campos e a vivência é mediada pela pesquisadora Tiane Tessaroto que, neste domingo, terá a companhia do historiador e pesquisador Fábio Bueno. A transmissão do encontro acontecerá pelo Facebook do museu, a partir das 16h.
João Pedro e Luiz Miguel moram no Jardim Santo Onofre, na região sudeste de São José dos Campos, e quase todo final de semana vão para Paraibuna, onde nasceu o pai, Josiel dos Santos Campos, que também é violeiro e amante da música sertaneja de raiz. Foi dele que os filhos receberam toda a sabedoria que hoje compartilham com outras pessoas.
Josiel não os considera como uma dupla de violeiros profissional, mas ressalta que os filhos gostam de mostrar o que sabem fazer. “Eles tocam e cantam junto com os meus amigos e nos acompanham onde há uma boa música sertaneja sendo tocada”, diz Josiel.
Gestão
O Museu do Folclore é uma unidade da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e está instalado no Parque da Cidade desde 1997, quando foi inaugurado. Atualmente, sua gestão é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular, organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org
MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.