Cláudio Ribeiro
Secretaria de Saúde
Colaboração da estagiária Rafaela de Oliveira
Quando o assunto é saúde, ganhar tempo é fundamental para evitar que o quadro piore. No caso do infarto, é essencial que o atendimento ocorra no máximo em 120 minutos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. E para acelerar o procedimento, uma comunicação alinhada faz a diferença.
É aí que entra o Sprint, que funciona há dois anos em São José dos Campos. Nesse período, o projeto ajudou a diminuir a taxa de mortalidade por infarto em 6,27% dos casos, segundo o Data SUS.
“O Sprint é um método de acelerar o acesso do paciente com suspeita de infarto ao tratamento”, explica o coordenador médico do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e gerente da UPA Novo Horizonte, Fernando Fonseca. “Quanto mais rápido a pessoa atendida tiver acesso ao tratamento, menor a quantidade de músculos do coração irão sofrer. A comunicação possibilita que o médico tenha mais segurança no diagnóstico, além de ser orientado por um cardiologista.”
Nesta quarta-feira (14), a Prefeitura renovou a parceria com o Hospital Pio XII para a continuidade do projeto, com a entrega de mochilas para os gerentes das unidades de pronto atendimento (UPA) e dos hospitais Municipal e de Clínicas Sul.
Iniciado em 2019, o Sprint realizou 17 capacitações por meio de aulas e simulações realísticas. Foram 150 horas de treinamento e monitoramento do uso das ferramentas de comunicação e tratamento.
São cerca de 320 profissionais envolvidos e 700 casos clínicos discutidos com apoio da equipe de cardiologia do Pio XII. O sistema online de suporte beneficiou 413 pacientes, dos quais 33 realizaram trombolises nas unidades de pronto atendimento.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.