Decolar conta com participação de mais de 220 alunos
14/07/2021 11:37
Decolar - 1º semestre balanço
Alunos como Miguel Veloso Marques, 13 anos, são acompanhados por especialistas voluntários e participaram de atividades on-line, como gravação de vídeos e lives no primeiro semestre - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

O programa Decolar, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, conta atualmente com 225 alunos, do 6º ao 9º ano da rede de ensino municipal de São José dos Campos. No primeiro semestre deste ano foram oferecidas cerca de 50 atividades diversificadas, que aconteceram em grupos atendidos por voluntários em diversas áreas.

O Decolar busca identificar, acompanhar e estimular o desenvolvimento do potencial dos alunos considerados dotados e talentosos da rede municipal.

Decolar on-line

Durante o primeiro semestre deste ano, as atividades do programa aconteceram de forma remota, com reuniões na plataforma Google e lives no Instagram. Os estudantes tiveram acesso a mais de 50 atividades diferenciadas, conforme a área de interesse de cada um.

“A partir do plano individual de trabalho, levantamos as necessidades dos estudantes ampliando o potencial identificado em cada um. A aceitação e participação de todos foi excelente, o que tornou possível a realização da maioria das atividades solicitadas pelos alunos, com uso das ferramentas digitais”, afirmou a coordenadora do programa, Edilene Reis Cleto.

Anne Victoria Gualberto Cavalcante Costa, 12 anos, está no 7º ano da Emef Profª Sebastiana Cobra e participa do Decolar há um ano. Para a adolescente, que sonha um dia trabalhar com Moda como estilista, o programa representa “muitas oportunidades”.

“O Decolar é muito importante. As atividades do programa me ajudam com a escola e me preparam para o futuro, como inglês, e até um curso de costura que poderei começar e sei que é fundamental para a carreira que quero seguir”.

Entre todas as opções do Decolar, Miguel Veloso Marques, 13 anos, aluno da Emef Professora Ildete Mendonça Barbosa, tem as aulas de Robótica como suas atividades favoritas há mais de um ano. “O programa é muito bom. O que mais gosto de tudo é da Robótica. Tenho apoio dos professores e de todos do meu grupo. Eles são participativos e as aulas excelentes”, disse Miguel.

Atividades

As áreas trabalhadas pelo Decolar são: Criatividade, Habilidades e Expressão; Ciências, Investigação e Tecnologia; Comunicação; Organização e Humanidades.

Os alunos solicitam as atividades conforme seus interesses e fazem um plano individual de trabalho. A partir desta programação, há ações e atividades semanais sempre no contraturno escolar.

O programa

Para fazer parte do Decolar, os estudantes com capacidade elevada são observados pelos professores da rede durante quatro anos (2º, 3º, 4º e 5º anos). Após esse período, passam por uma análise de dados e observação pela equipe de especialistas do programa.

O programa se baseia na Metodologia Cedet (Caminhos para Desenvolver o Potencial e Talento), desenvolvida pela PhD Zenita Guenther, cujo trabalho é realizado há mais de 20 anos pelo Centro de Desenvolvimento do Potencial e Talento de Lavras (MG). A educadora pesquisa o assunto há mais de 40 anos e tem trabalhos e pesquisas reconhecidos nacional e internacionalmente.

 

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×