Escritor e cineasta abrem primeiro encontro do Dialogando com o Folclore
Atualizado em 13/07/2021 - 16:06
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
O escritor Daniel Manduruku é indígena e já tem mais de 50 livros publicados. Ele estará no encontro de hoje. Foto: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O filósofo e escritor Daniel Munduruku, que tem mais de 50 livros publicados, e a cineasta Graciela Guarani, ambos representantes da cultura indígena, abrem nesta terça-feira (13), às 19h30, o primeiro encontro virtual do projeto Dialogando com o Folclore, realizado pelo Museu do Folclore de São José dos Campos. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pela internet, no link bit.ly/DialogandocomFolclore-2021.

O tema deste ano questiona como é possível manter a transmissão de saberes populares na atualidade, conciliando tradição e inovação, diante das mudanças provocadas pelo avanço da tecnologia da comunicação e a própria pandemia da covid-19. A programação completa prevê mais três encontros este mês, reunindo representantes da cultura negra (dia 15), de tradição caipira (dia 19) e jovens (dia 21).

As conversas acontecerão pelo Google Meet, sempre com a presença de um mediador. Elas serão gravadas e poderão ser conferidas, posteriormente, nas redes sociais do Museu do Folclore. Hoje, a mediação será da pesquisadora Tiane Tessaroto.  

Diversidade

A diversidade da cultura indígena no Brasil é muito grande e a população indígena, com cerca de 900 mil cidadãos, possui mais de 200 etnias diferentes por todo o país. Essa população vem quebrando barreiras e ocupando espaços importantes na sociedade, fazendo com que suas narrativas e lutas ganhem visibilidade.

Conforme explica Tiane Tessaroto, “nesta primeira roda de conversa, os nossos convidados abordarão a transmissão de saberes, as dinâmicas culturais em seus contextos diários e profissionais, além das relações entre tradição e contemporaneidade no momento delicado que estamos vivendo”.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e está instalado, desde 1997, no Parque da Cidade, em Santana, região norte. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×