São José realiza 30 mil orientações e fiscalizações contra covid
06/07/2021 16:15
Fiscais do DFPM durante conscientização do comércio na reabertura de bares, restaurantes, salões de beleza e academias de ginástica 28/07/2020
Fiscais de posturas orientando comerciante; trabalhos de conscientização e fiscalização foram reforçados na pandemia - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais), intensificou os trabalhos de orientação e fiscalização do comércio para evitar a propagação da covid-19 no município.

Desde o surgimento das primeiros casos da doença na cidade, em março de 2020, já foram realizadas 22.275 vistorias e mais de 7.000 visitas de orientação.

Neste período, foram atendidas 20.706 reclamações de munícipes referentes à perturbação do sossego público e denúncias de aglomerações de pessoas e descumprimentos às regras da quarentena feitas através dos canais oficiais: Central 156 (telefone, site e aplicativo) e pelos telefones 153 (Guarda Civil Municipal) e 190 (Polícia Militar).

Apoio popular

Munícipes consultados consideram que o reforço nas fiscalizações de estabelecimentos comerciais e as ações integradas são fundamentais para redução do número de contaminados na cidade.

"É muito importante o trabalho de orientação e fiscalização do comércio para evitar a propagação da covid. Se todos colaborarem, não precisaremos fechar as lojas novamente", disse a comerciante Priscila Moreira, que tem 25 anos e é dona de uma papelaria na região central.

"A Prefeitura está de parabéns. A fiscalização é fundamental, ainda mais neste momento em muitas pessoas estão abusando e descumprindo as regras", afirmou o aposentado Donizetti Rodrigues Silveira, que tem 64 anos e mora na Vila Industrial, na região leste.

Ações integradas

As ações preventivas integradas desenvolvidas pela Prefeitura e pelas forças de segurança através do programa São José Unida também impediram a realização de 156 eventos e festas clandestinas com aglomerações em todas as regiões da cidade no período de um ano e quatro meses da pandemia da covid-19.

O trabalho, realizado diariamente e reforçado nos finais de semana e feriados, conta ainda com o apoio dos agentes de Mobilidade Urbana. Agentes da Vigilância Epidemiológica municipal também têm atuado na orientação e fiscalização de estabelecimentos comerciais.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Prefeitura SJC

×