Jardins do Arco têm 20 espécies diferentes de plantas
Atualizado em 05/07/2021 - 16:29
Jardins do Arco
Parte da equipe que capricha na manutenção dos jardins do Arco - Foto: PMSJC

Simone Menocchi
Secretaria de Manutenção da Cidade

Toda beleza que a gente vê nos canteiros do Arco da Inovação esconde um trabalho que exige habilidade, paciência e conhecimento. Milhares de mudas, uma a uma, vão colorindo os jardins, como num mosaico. Ali é preciso um cuidado diário. Nas próximas duas semanas os canteiros do Arco da Inovação estarão sendo revitalizados. 

São mais de mil metros quadrados de grama, quase 500 metros quadrados de lambari roxo, 3.000 pés de alamandas e por aí vai. No total, vinte espécies diferentes de plantas.

Outra curiosidade: nas avenidas do entorno da ponte estaiada há 70 ipês amarelos.

O trabalho nos canteiros segue um processo: retirada da mato, adubação com compostagem, mais terra, mais irrigação e novas mudas. “Dá bastante trabalho, mas fica tão bonito, que dá gosto”, disse Gilson Pereira da Silva, monitor da equipe. A funcionária Teresinha de Campos, 48 anos, acabou de chegar ao time . “É uma experiência e tanto. Eu aprendo todos os dias e fico admirada ao ver como as pessoas elogiam”.

Enquanto uma turma está de um lado da avenida, do outro lado do arco o processo se repete. A ponte estaiada é também o local de trabalho da jardineira Nalva Braga, 41 anos.

Com delicadeza ela vai colocando as mudas e preenchendo o canteiro. As mudas, antes de chegar aos canteiros, passaram pelas mãos da Ediana Oruç. “Eu fico no viveiro para cuidar das mudas, antes que elas cheguem aqui. Fazemos de tudo para que a planta chegue saudável e siga crescendo”, afirmou Ediana.

A equipe de jardinagem, formada pelos funcionários da Urbam, é responsável por manter o paisagismo de toda cidade, com serviços como o plantio das mudas, irrigação e manutenção dos jardins. O Programa Minha Praça de Volta, que consta no Plano de Gestão, também fica a cargo do pessoal da jardinagem. “Cumprimos uma programação semanal para dar conta de todo trabalho e dos pedidos que chegam pelo 156”, disse o líder Éverton Martins.

Pela Central 156 é possível realizar pedidos para que a praça do bairro fique mais bonita, para a poda e para plantio de árvores.

Árvores

Só neste ano, foram plantadas 300 árvores na cidade, que é uma das três mais arborizadas do país.

Enquanto muita gente admira, preserva e gosta de ver a cidade com jardins tão bonitos, alguns moradores não contribuem com a manutenção dos canteiros e praças.

Arrancar mudas, deixar que os cães cavem buracos e jogar lixo nas áreas verdes atrapalham o trabalho da equipe de jardinagem. O monitor Juliano de Souza Pinto, 41 anos, que está na Urbam há 20 anos, é um dos responsáveis pelo paisagismo. Ele conta que é frequente as pessoas acharem bonito e querer levar para casa. “Isso não é correto, mas ocorre e prejudica a manutenção das praças e áreas verdes”.

Fazer o replantio, ficar atento às pragas, e cuidar da irrigação é trabalho dos jardineiros. Mas preservar e manter a cidade bonita também é tarefa que cabe a cada joseense.

 

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade

×