Medidas contra fluxos e aglomerações são intensificadas
27/02/2021 14:29
Operação Contra Fluxo
Guardas civis municipais, policiais militares e agentes de mobilidade urbana unidos contra a covid-19 - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Com o início da Atividade Complementar da GCM (Guarda Civil Municipal) e das placas antifluxo de proibido estacionar no Urbanova, na zona oeste, não foram registrados fluxos do funk, aglomerações e perturbações do sossego nas ruas do bairro na noite desta sexta-feira (26).

"Nossa expectativa é de que seja retomada a tranquilidade e a ordem no Urbanova. Esperamos voltar a ter sossego para dormir", disse o empresário José Roberto Labinas de Oliveira, que tem 59 anos e mora no bairro há 5.

As duas medidas foram adotadas pela Prefeitura para evitar aglomerações, impedir a propagação da covid-19, aumentar o índice de isolamento social e garantir mais saúde, segurança e sossego aos moradores.

As placas, que impedem estacionamentos e paradas entre 22h e 6h, a partir da próxima semana também serão instaladas pela Secretaria de Mobilidade Urbana em outros bairros e locais onde há maior incidência de fluxos e aglomerações de pessoas e veículos nas vias públicas.

Na noite desta sexta, foi registrado fluxo do funk apenas no Jardim Castanheiras, na zona leste, mas a aglomeração foi rapidamente dispersada pelos guardas civis municipais e policiais militares.

Atividade Complementar

No caso da Atividade Complementar da GCM, o convênio assinado por um grupo de sete associações de moradores do Urbanova com a Prefeitura é de R$ 11.440 por três meses.

O valor está sendo disponibilizado para os guardas que prestam o serviço em seus horários de folga com todo respaldo operacional --carros elétricos, fardas, coletes à prova de balas e armas-- e jurídico, a exemplo do que já acontece com os policiais militares na Atividade Delegada, retomada pela Prefeitura em setembro de 2017. Eles atuam no entorno dos condomínios.

O modelo adotado no Urbanova e que reforçará as operações já existentes no bairro pode ser expandido para outros locais da cidade.

A ampliação das ações da Atividade Complementar da GCM e do programa São José Unida para reduzir os índices de criminalidade integra o Plano de Gestão 2021-2024.

Paz e proteção

Neste final de semana, a exemplo do que acontece em todos as sextas, sábados, domingos e feriados, a Prefeitura e as forças de segurança estão realizando operações integradas para evitar aglomerações, fluxos e festas clandestinas.

O trabalho é realizado através do programa São José Unida, que reúne todas as forças de segurança para evitar a violência e reduzir os índices de criminalidade.

Na noite desta sexta, foram executados bloqueios em vários pontos da cidade, em ações que se repetirão neste sábado (27) e domingo (28). Foram aplicadas oito multas em estabelecimentos comerciais por descumprimento das regras do Plano SP e dos decretos municipais e estaduais de combate ao coronavírus.

Foram aplicadas ainda 59 multas de trânsito, abordadas 304 pessoas, vistoriados 283 veículos (carros e motos) e apreendidos 39 veículos.

Trabalho integrado

A ofensiva conta com a participação de guardas civis municipais, agentes do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais), agentes de Mobilidade Urbana e policiais militares através da Operação Paz e Proteção e da Atividade Delegada.

As equipes da Prefeitura, a Polícia Militar e a Polícia Civil também reforçaram, a partir desta sexta, os trabalhos de orientação e fiscalização para cumprimento do novo decreto estadual sobre restrição de circulação de pessoas das 23h às 5h.

O transporte público e os serviços essenciais, como farmácias e padarias, continuam funcionando normalmente durante as madrugadas.

Os munícipes podem ajudar a Prefeitura e as forças de segurança denunciando aglomerações e descumprimentos das regras de isolamento social pela Central 156 e pelos telefones 153 (GCM), 190 (COI/Copom) e 3901-4120 (DFPM).


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×