João Paulo Sardinha
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras
Corpo a corpo no bairro, discursos acalorados e pedido de voto. A eleição no Brasil só acontece em 2022, mas no Residencial Cajuru 2, região leste de São José dos Campos, moradores já foram às urnas na última terça-feira (23). Em cédulas de papel, escolheram os síndicos para administrar o condomínio entregue oficialmente horas antes.
Uma experiência única para pessoas que, em sua maioria, jamais haviam experimentado viver em apartamentos, sob regras de convivência em grupo.
A organização do pleito foi conduzida pelo Sesi, contratado pela Prefeitura para realizar todo o trabalho técnico social com as 240 famílias sorteadas para morar no local.
Assembleia para escolha do síndico aconteceu na última terça-feira (23). Cláudio Vieira / PMSJC
A eleição de síndico, aliás, foi apenas o primeiro passo. Cursos de geração de renda, orientação de convívio em grupo e auxílio nos mais variados assuntos são atribuições da instituição.
"Nunca havia morado em apartamento, mas acho que será tranquilo. Tem diferença entre casa e prédio. Em casa você fica mais à vontade. Aqui, existem mais regras, mas estamos com todo o suporte para essa vida nova", afirmou a dona de casa Naiane Maria de Souza, de 35 anos.
Primeira a receber as chaves, Adjani Kelly de Oliveira, de 26 anos, também vai viver uma nova experiência. "Sempre morei na zona rural. É tudo diferente. Mas já venho planejando faz tempo", disse a mãe de três filhos, de 2, 3 e 8 anos.
O apoio do Sesi vai acontecer durante todo o primeiro ano das famílias no local, até que a rotina no condomínio esteja organizada.
No total, foram beneficiadas 691 pessoas, que vão morar nas novas unidades habitacionais da cidade.
Cajuru 2
São 15 torres de apartamentos na estrada Dom José Antônio do Couto/Estrada do Cajuru, entre os condomínios já existentes Colinas 1 e 2, Cajuru 1 e 3.
O empreendimento foi viabilizado por uma parceria entre os programas Casa Verde Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida) e Casa Paulista, respectivamente dos governos Federal e do Estado. Cada unidade tem 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.
A Caixa Econômica Federal é o agente financeiro responsável pela contratação da empresa e supervisão das obras. Todas as famílias terão até 120 meses para quitar o imóvel, com parcelas que podem variar de R$ 80 a R$ 270 por mês, além da taxa de condomínio, água e luz.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.