Linha Verde e VLP viram referência para Governo do Mato Grosso
26/02/2021 09:58
Mobilidade Urbana
Técnicos de Mato Grosso conheceram os projetos de mobilidade de São José, principalmente a Linha Verde - Foto: PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A SeMob (Secretaria de Mobilidade Urbana) da Prefeitura de São José dos Campos recebeu nesta quinta-feira (25), a visita de técnicos do Governo do Estado de Mato Grosso, que vieram conhecer o projeto da Linha Verde e os VLP’s (Veículo Leve sobre Pneus) do município.

Na visita, os integrantes da comitiva foram recebidos por técnicos da SeMob, que apresentaram o projeto da Linha Verde desde a sua concepção, passando pelos estudos e elaboração do projeto, edital e até a operação, que terá os VLP’s circulando com exclusividade.

“O Governo do Mato Grosso está com a responsabilidade de concluir um empreendimento iniciado ainda na época da Copa do Mundo em Cuiabá, que era cidade sede. Em 2010 foi começado um projeto de BRT, que sofreu uma alteração no meio do caminho passando para VLT e não foi concluída. O processo ficou dois anos parado e o atual governador precisa dar uma resposta para isso”, afirmou Rafael de Toni, assessor técnico da Secretaria de Estado de Infraestrutura de Mato Grosso.

Inovação

Segundo Toni, a procura por São José dos Campos se deu pela inovação do projeto da Linha Verde. “Resolvemos buscar referências atualizadas de projetos recentes e de sucesso que estão no Brasil”, disse. “A Linha Verde é uma referência nacional que nasce de uma tecnologia inovadora, com um ônibus 100% elétricos e de piso baixo, um design novo concebido exclusivamente para São José”, afirmou.

“Viemos entender como que esse projeto começou e o estágio que está, uma troca de informação institucional”, disse Toni, que teve a oportunidade de conhecer o VLP em Campinas, na fábrica da BYD, vencedora da licitação para a entrega dos 12 veículos que irão circular pela Linha Verde.

Na visita, além da Linha Verde e VLP’s, os representantes do governo mato-grossense também tiveram um panorama geral de outras tecnologias e modais de transporte de São José, como o CSI (Centro de Segurança e Inteligência) e aplicativos de transporte, incluindo os carros elétricos compartilhados.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×