Maior volume de resíduos nos PEVs garante renda para famílias
Atualizado em 18/02/2021 - 17:27
Cooperativa mantém empregos com o descarte dos PEVs
A cooperada Marli dos Santos na Cooperativa São Vicente. Trabalho e renda garantidos - Foto: PMSJC

Simone Menocchi
Secretaria de Manutenção da Cidade

Os 15 PEVs (Posto de Entrega Voluntária) da Prefeitura de São José dos Campos receberam no ano passado 456 toneladas de plásticos e vidros recicláveis. Esse volume é 56% maior que o coletado em 2019. Mas o que isso tem ver com a felicidade de Dona Marli dos Santos e de cinco amigos de trabalho dela?

Aos 62 anos, Dona Marli se sente realizada por ter um emprego. Em 2018, já sem esperança de arrumar um lugar para trabalhar por causa da idade e do pouco estudo, ela foi admitida na Cooperativa São Vicente. O local recebe e recicla boa parte dos resíduos que a população descarta nos PEVs. Mãe de sete filhos, hoje ela tem salário e pode ajudar “os meninos quando precisam” com o dinheiro que recebe separando garrafas plásticas, vidros, papéis e tudo que chega dos PEVs. “Se não fosse aqui, eu estaria parada. Com o que ganho aqui, pago água e luz, compro o gás e ajudo meu caçula no aluguel dele.”

Marli não é a única que encontrou uma oportunidade de trabalho na cooperativa. A turma mais experiente tem o José Elias da Silva, 63, o Antonio Jorge da Silva, 67, a Vera Lúcia Batista, 70, o Luiz Natal, 71, e o Nilson Diniz, 73. Eles pegam no batente logo cedo, vão até o fim do dia, e nem pensam em trocar de emprego. “Aqui eu me sinto feliz”, diz Dona Vera (foto), que ainda tem uns anos pela frente para se aposentar. “Estou na cooperativa há dez anos”, diz toda orgulhosa, sem desgrudar os olhos da esteira, onde separa os objetos.

D. Vera: "aqui eu me sinto feliz"

Entre as muitas histórias que o descarte correto nos PEVs proporciona, encontramos a do Luiz Natal (foto). Ele tem 71 anos e trabalha oito horas por dia prensando o resíduo que vai ser vendido à indústria “Eu nem vejo esse dinheiro. Tudo que recebo aqui dou pra minha filha pagar a faculdade. Faço isso com muito gosto.” Orgulhoso da filha universitária, ele conta que o futuro dela será cuidar dos animais. “Ela vai se formar em veterinária.”

Óleo de cozinha

São 27 famílias na cooperativa. A técnica Andreá Aristótele, coordenadora da cooperativa, revela que nos meses da pandemia, quando restaurantes fecharam,  eles deixaram de receber o óleo que compõe boa parte da renda dos cooperados. “E nesta época, os PEVs não fecharam. Foi a nossa salvação. Se não fossem os PEVs, eles não teriam renda naqueles meses.”

A Cooperativa São Vicente é a única que recicla óleo de cozinha e encaminha para indústrias de biodiesel. A estação de reciclagem tem capacidade para dez mil litros. “Precisamos muito do óleo de cozinha. Pedimos as pessoas levem aos PEVs para que possa chegar aqui.” No ano passado os postos de entrega voluntária receberam 2.469 litros contra 1.535 no ano anterior. Mesmo com o aumento, ainda é considerado pouco para o sustento das famílias.

Solidariedade

Levar embalagens plásticas e todo resíduo aos PEVs, além de preservar a natureza, também é um gesto de doação. Famílias da cooperativa São Vicente e de outras que existem na cidade precisam desse material que chamamos de lixo.

Em 2020 passaram pelos PEVs 183 mil pessoas. O volume de plásticos descartado aumentou quatro vezes, de 54 para 218 toneladas. O descarte de sofás e colchões também subiu. Foram 19.779 unidades descartadas contra 13.733. Já as sobras da construção civil que chegaram aos PEVs tiveram alta de 21%.

Famílias

A Urbam, responsável pela coleta seletiva no município, também destina todo material para três cooperativas da cidade. A Futura, a Cooper Alfa e a Cooper Tech assumiram o Centro de Triagem dos Materiais Recicláveis da Urbam em 2017. A parceria gerou condições adequadas de trabalho, matéria-prima garantida, triagem qualificada de resíduos, aumento da renda e qualidade de vida para mais de 100 pessoas.

A iniciativa de responsabilidade socioambiental atende às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/10) e do Plano Municipal de Gestão Integrada e Resíduos Sólidos (Decreto Municipal nº 16.762/15) para promover a inclusão dos catadores na seleção dos materiais recicláveis.

Serviço

O que descartar nos PEVs: garrafas plásticas, vidros, ferro, pneus, papel, radiografias, óleo de cozinha, madeira, isopor, restos de material de construção, móveis, colchões, eletrônicos, pilhas, baterias, lâmpadas e sobras de poda de jardim e árvores.

Quantidade permitida por pessoa, por dia: até 1 metro cúbico, o que equivale a um porta-malas cheio ou uma caçamba de veículo utilitário.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 17h. Domingos e feriados, das 8h às 12h.

Endereços dos PEVs: https://www.sjc.sp.gov.br/servicos/manutencao-da-cidade/entrega-de-residuos/