Profissionais da linha de frente completam imunização
12/02/2021 17:00
VACINA-SEGUNDA DOSE AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE - 12/02/2021
Os profissionais do HM começaram a receber a 2ª dose da vacina, que garante a proteção completa contra a doença - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Os profissionais que atuam da linha de frente do combate à pandemia de covid-19 começaram a receber a segunda dose da vacina CoronaVac, necessária para completar o esquema vacinal que possibilita alcançar a proteção completa contra a doença.

No Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, o maior da cidade no combate à pandemia, as aplicações da segunda dose começaram na manhã desta sexta-feira (12), gerando esperança por parte dos profissionais.

“É uma luz no fim do túnel que estamos encontrando e nos deixa mais motivados para continuar nosso trabalho. Já me surpreendeu a quantidade de pacientes jovens e ver as famílias passando por um drama, muitas vezes tendo que internar mais de um familiar. Toda essa carga emocional fica atribuída à gente também”, comentou Carolina Zambrana, médica da enfermaria e box covid.

“Estou emocionada porque nós que estamos no setor covid já vimos muita coisa acontecer e isso gera esperança de que tudo vai melhorar”, disse Maiara Gonçalves Milanesi, médica especialista em clínica médica da enfermaria covid.

“Agora estamos imunizados, graças a Deus. Espero que a vacina chegue para todas as pessoas. Nós profissionais de saúde que estamos na linha de frente precisamos ser imunizados porque temos contato direto com os pacientes. Primeiro precisamos cuidar de nós para podermos cuidar deles”, disse Carlos Castro, auxiliar de enfermagem e profissional do setor de triagem do covid.

Foram distribuídas 9.475 doses entre as instituições que prestam serviço de atendimento de contato direto com pacientes.

Na próxima semana, começam a receber a segunda dose, os 1.565 idosos institucionalizados e profissionais de Instituições de Longa Permanência (ILPIs). As equipes da Secretaria de Saúde se encarregarão da vacinação dentro das próprias instituições, mediante agendamento.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×