Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania
O Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) celebrou na noite desta quinta-feira (16) a conclusão do ensino fundamental de oito alunos. A noite no teatro do Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, foi marcada por agradecimentos emocionados dos estudantes aos profissionais e familiares pelo apoio nos estudos.
Para os jovens e adultos recém-formados, o ano se encerra repleto de esperança. “Os meses que passei estudando no Ceja foram excelentes, minha família me motivou e eu fui bem acolhido aqui. Quase nem dá vontade de sair (risos). Quero continuar estudando enquanto tiver saúde e energia, já me matriculei para fazer o Ensino Médio”, diz Edivaldo Pereira da Silva, 54 anos, que sonha um dia poder viajar com a família para conhecer outros países.
Superação e Sonhos
Aberto há oito meses, o novo espaço da Prefeitura de São José dos Campos destinado à formação de Jovens e Adultos contribui para diversas histórias de superação e sonhos, como a de Maria da Glória dos Santos Américo, 19 anos, que chegou em São José, vinda do Piauí, há quatro anos, em busca de novas oportunidades. Acompanhada da filha Débora, 3 anos, a jovem comemorou a conquista.
“Cheguei em 2017 aqui na cidade, em seguida tive a minha filha e precisei parar tudo para me dedicar a ela. A EJA para mim foi uma grande oportunidade, o horário do Ceja é bom porque podemos estudar em casa e depois tirar dúvidas”, contou.
“Estou muito feliz hoje porque finalmente concluí essa fase, agora quero continuar estudando porque meu sonho é um dia ser enfermeira”, destacou Maria.
O sonho de ser veterinária motivou a jovem Yohana da Silva Ramos, 22 anos, a procurar o Centro de Educação de Jovens e Adultos para concluir o ensino fundamental.
“Pesquisei escolas na cidade que oferecem Eja e vi que tinha o Ceja, quando cheguei aqui fui bem recebida por todos, me senti acolhida, sentirei saudades da equipe. Estou feliz demais, os meses foram intensos e passaram rápido, mas essa foi a melhor escolha que fiz nos meus 22 anos de vida”, afirmou.
“Cada um deles batalhou para a conclusão do curso, viram que são capazes de muitas conquistas e de buscarem seus sonhos. O sentimento hoje é de satisfação e orgulho”, disse o diretor do Ceja, Anderson Luís Gonçalves Nascimento.
Vem pra EJA
No Ceja, os munícipes interessados em cursar a EJA podem se inscrever, realizar provas e atividades, tirar dúvidas e retirar material para estudar em casa. O atendimento tem horário flexível e provas presenciais.
A EJA tem dois segmentos: EJA 1 (do 1º ao 5º ano) e EJA 2 (6º ao 9º ano). Atualmente, mais de 1.300 alunos são atendidos na Educação de Jovens e Adultos na cidade.
Desde abril deste ano, a Prefeitura tem investido para ampliar o atendimento da EJA no município, suprindo as necessidades do público específico. As ações fazem parte do plano de governo da administração municipal.
Para se inscrever, o interessado deve ir presencialmente ao local que oferece o segmento que deseja, informar seu RG, endereço residencial e a última série/ano que estudou.
Confira a lista das escolas aqui.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
Prefeitura SJC
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.