Alunos são premiados em competição da Plei
15/12/2021 17:00
Premiação do PLEI no auditório do CEFE. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 15-12-2021
Alunos destaques das escolas foram premiados; em dois meses de uso foram mais de 1.830 milhão de questões feitas pela Plei.  - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Desde o início de 2021, a educação municipal está mais conectada, por meio dos investimentos no programa Educação 5.0, com o lançamento da Plei (Plataforma de Educação Integral), na rede para todas as 48 escolas de Ensino Fundamental em outubro, entre outras ações. Com a ferramenta, os alunos podem aprender de forma divertida com tecnologia. 

A manhã desta quarta-feira (15) foi marcada pela premiação dos destaques na pontuação de cada escola e de toda rede municipal. Começando com uma disputa nos laboratórios de Informática do Cefe (Centro de Formação do Educador) reunindo cerca de 100 estudantes, com idades entre 7 e 15 anos. 

Plei em números

Em cerca de dois meses de uso, a plataforma que usa tecnologias digitais e gamificação para contribuir na aprendizagem dos alunos registrou mais de 37 mil acessos de estudantes. Foram 526 habilidades estudadas, mais de 737 acessos de educadores e mais de 1.830 milhão de questões feitas. 

Para a coordenadora do Cite (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais), Ana Cláudia Santos, o evento validou e premiou a participação ativa dos alunos, consolidando também o trabalho realizado em parceria com as famílias, equipes gestoras e professores. 

Destaques Plei

A manhã de prêmios foi aprovada pelos estudantes reunidos no Cefe. Para Enzo Luis, 7 anos, do 1º ano da Emef Profª Elizabete de Paula Honorato, a Plei “é muito legal para fazer atividades e aprender com brincadeira”. 

“Gosto da Plei porque é como um jogo em que a gente responde perguntas, ganha pontos, aprende brincando e é fácil de usar”, disse Murilo Silva dos Santos, 13 anos, do 7º ano da Emef Profª Alda de Souza Araújo, que foi destaque como primeiro lugar da escola. 

“Fiquei feliz de ser o primeiro lugar na minha escola, na Plei a gente estuda e se diverte. Minha matéria preferida é Ciências”, comentou Jade Ramos de Souza, do 2º ano na Emef Profª Maria Aparecida Dos Santos Ronconi. 

Depois da competição nos laboratórios de Informática do Cefe, os estudantes que alcançaram o primeiro lugar também foram premiados. “A plataforma é super legal, eu jogo todo dia pelo celular. A sensação de ganhar aqui é muito boa, fiquei animado”, contou Nicolas Martins, 11 anos, do 5º ano na Emef Profº Hélio Walter Bevilacqua, que foi o 1º entre todos dos anos iniciais. 

“Competir com a minha turma da escola é muito bom, gostei porque conta pontos. Eu sou competitiva e gosto de campeonatos. A escola nos incentiva bastante também, eu acesso a Plei todos os dias. Estou feliz por ter ganhado aqui, não esperava”, disse Luana Giovanna da Lima Vital da Silva, 15 anos, do 9º ano da Emef Profª Palmyra Santanna, a 1ª colocada entre os estudantes dos anos finais. 

Dá Plei

Cerca de 38 mil estudantes, do 1º ao 9º ano das 48 escolas de ensino fundamental têm acesso à Plei. 

A iniciativa faz parte do plano de gestão do governo municipal e é uma das ações para a implantação da Educação Integral no município que, segundo a Lei 10.375/2021, prevê também atividades no contraturno no modelo não presencial. 

A plataforma permite a implantação do ensino híbrido, de forma adaptável para reconhecer as necessidades de cada aluno, com questões de Português, Matemática, Ciências, Inglês, História e Geografia. 

A aprendizagem fica cada vez mais divertida e customizada, com uso de inteligência artificial e gamificação. 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×