Plataforma de inteligência artificial deixa São José ainda mais segura
10/12/2021 16:35
CSI - Visita de Presidentes de Associaçōes de Bairros
CSI localiza pessoas procuradas pela Justiça em outros estados com leitura de placas de veículos e integração de sistemas - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Considerada uma das 49 cidades mais seguras do Brasil entre as que têm mais de 500 mil habitantes, São José dos Campos aumenta cada dia mais o combate à criminalidade com uso de tecnologia.

A Prefeitura e o Ministério da Justiça e Segurança Pública formalizaram convênio no início do mês para adesão do município ao Córtex -- uma plataforma de informação que usa inteligência artificial para leitura de placas de veículos por câmeras instaladas em todo o país, além de integrar diversos bancos de dados de pessoas procuradas pela Justiça. 

CSI

Foi com o uso da plataforma que a GCM (Guarda Civil Municipal) prendeu dois foragidos da Justiça, um do Mato Grosso e outro de Sergipe, no último domingo (5) e na terça-feira (7). Eles tinham mandado de prisão por tráfico de drogas e duplo homicídio respectivamente e estavam circulando em São José dos Campos.

Às prisões foram possíveis por meio das câmeras de monitoramento do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) que identificaram as placas dos carros que os foragidos usavam e que constavam no sistema Córtex. 

Um alarme foi disparado no CSI alertando para as localizações dos veículos, um no centro da cidade e outro na zona sul.  Os dois homens foram conduzidos à delegacia de polícia pela GCM.

Avanço

A adesão ao Córtex pelos órgãos públicos é feita sem nenhum custo financeiro, já que a ferramenta é aplicada exclusivamente para a segurança pública. A plataforma permite um avanço ainda maior na gestão das operações integradas do programa São José Unida, que reúne todas as forças de segurança do município.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×