Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania
Para contribuir no processo de alfabetização dos alunos, as escolas municipais de São José dos Campos distribuem mais de 16 mil livros às turmas de Pré 2 e aos alunos dos 1º e 2º anos. Mais de 8 mil alunos, com idades entre 6 e 8 anos, poderão ser beneficiados.
A distribuição nas escolas municipais de Ensino Fundamental acontece durante esta semana, até sexta-feira (10). Em seguida, será feita a distribuição nas Unidades Escolares da Educação Infantil.
Cada aluno ganhará dois livros da coleção “Gosto de Ler” para levar para a casa, com contos clássicos. Segundo a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, a ação busca potencializar o processo de Alfabetização dos alunos e também incentivar a leitura dentro e fora da escola, como opção para leitura em família durante as férias escolares que se aproximam.
Incentivo e hábito de leitura
Na Emef Profª Mariana Teixeira Cornélio, no Jardim Guimarães (região norte), a novidade animou a turma do 2º ano durante a tarde desta terça-feira (7). “Eu tenho livros em casa e gosto muito de ler. Eu amo aprender”, diz Clara Beatriz de Souza Américo, 7 anos.
“Os livros são bonitos e legais, lendo a gente se dedica mais aos estudos e cada vez a leitura vai ficando melhor. Quando a gente lê é como se tivesse conversando com alguém”, afirma Kauã Paz Moura, 8 anos.
Segundo a professora do 2º A Claudia Tereza, nas aulas há o “momento leitura”, o que contribui para o hábito da leitura e aumenta o interesse dos alunos. “Os pais contam que percebem que as crianças estão lendo mais, mostram interesse pelos livros em casa também”, diz.
A Emef Profª Áurea Cantinho Rodrigues, no Jardim Oswaldo Cruz, na região central, realizou a entrega nesta terça-feira e também recebeu a aprovação dos estudantes.
“A leitura ensina novas palavras, se a gente não sabe pode procurar no livro. A leitura é importante e eu gosto muito”, destacou a pequena Melissa Lourenço de Almeida, 7 anos, que, entre as histórias que lê, prefere sempre “aquelas que têm final feliz”.
Para a aluna Manuella Ribeiro de Oliveira, 8 anos, com a leitura “a gente pode aprender, estudar e até se divertir com as histórias”.
“Acabei de ganhar e já estou lendo o livro ‘Água da Vida’, acho que é de aventura, gosto de histórias assim”, comenta o aluno Gabriel Francisco Gonçalves Galiote, 7 anos.
Alfabetização
Na rede de ensino municipal, a importante fase da Alfabetização tem destaque com o segundo professor em sala de aula, educadores que apoiam o trabalho dos professores regentes das salas de aula.
As escolas têm ainda o Programa Recupera Alfabetização, que por meio de kits com jogos didáticos preparados exclusivamente para as turmas dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, aborda Português e Matemática de forma lúdica, com personagens dos contos literários, trabalhando leitura, escrita, oralidade, o cálculo mental e o reconhecimento dos números, além de proporcionar um momento das crianças com as famílias, pois podem ser levados para casa.
O Programa, que faz parte do Plano de Gestão 2021/2024, conta com professores que foram contratados para o reforço nas escolas e oferece recuperação intensiva e paralela e plantões aos sábados com a Jornada Recupera para todos os estudantes do Fundamental.
As ações pedagógicas foram intensificadas neste ano para minimizar os impactos da pandemia na aprendizagem dos estudantes.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.