Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, realizou nesta terça-feira (30) evento de inclusão para pessoas com deficiência.
A gestora do Programa de Libras (Língua Brasileira dos Sinais) da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Silvia Sabanovaite, ministrou palestra com o tema "Surdez: Cultura e Identidade".
Surda, ela fez a palestra em Libras, com um intérprete de voz reproduzindo para a plateia sua explanação.
É mais uma ação que integra as comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que será celebrado na próxima sexta-feira (3).
O evento, realizado no Centro da Juventude, na região sul, contou com a participação de cerca de 120 pessoas, entre funcionários da Sasc e de diversas secretarias municipais, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lideranças de entidades da sociedade civil organizada e membros de OSCs (Organizações da Sociedade Civil) parceiras da Prefeitura em ações e programas de inclusão para as pessoas com deficiência.
Como na plateia estavam presentes cegos, todas as falas foram iniciadas com autodescrição.
Oficinas
Em outra ação para inclusão das pessoas com deficiência, a Sasc está realizando oficina de sensibilização em Libras para 100 funcionários de diversas secretarias municipais.
O curso de 10 dias será encerrado nesta sexta-feira (3) e tem como objetivo aprimorar o treinamento dos servidores municipais para atender, cada vez melhor, as pessoas com deficiência.
Inclusão
São José possui uma ampla rede de proteção e serviços para as pessoas com deficiência, desenvolvida e realizada por todas as secretarias municipais.
A Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, através da Assessoria de Políticas para as Pessoas com Deficiência, planeja e executa políticas públicas para garantir autonomia, sociabilidade, proteção e respeito para esta população.
Uma das ações mais recentes, implementada pela Prefeitura por meio da Sasc, foi a disponibilização de um intérprete de Libras no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Vista Verde para garantir o acesso ao CadÚnico (Cadastro Único) dos munícipes que possuem deficiência auditiva e dos surdos do município.
A unidade da região leste é a referência entre os Cras para atendimento desta população.
São José conta ainda com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com membros da Prefeitura e de outras instituições. O conselho é atuante e contribui com as ações desenvolvidas pela Prefeitura.
Surdolimpíada
A cidade sediará, a partir deste sábado (4), a Surdolimpíada Nacional 2021, que prosseguirá até a próxima terça-feira (7) em praças esportivas da cidade.
O evento contará com a participação de cerca de 800 atletas e membros de comissões técnicas. A Surdolimpíada Nacional 2021 tem a organização da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.
A competição é voltada para os surdoatletas brasileiros, vindos de 18 estados, filiados às federações estaduais de desportos de surdos, que disputarão 15 modalidades esportivas.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
Prefeitura SJC
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.