Comandante da GCM morre aos 55 anos, vítima de infarto
01/12/2021 13:04
COMANDANTE ELVIS
Comandante Elvis era servidor de carreira e ingressou na GCM há 33 anos. Hoje completaria dois anos no cargo - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Avelino Israel
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (1º), de infarto, o comandante da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos, Elvis de Jesus, 55 anos. Ele completaria dois anos no cargo nesta quarta-feira. Elvis chegou a ser socorrido pela família e levado ao Hospital São José, na região central, mas não resistiu, deixando esposa e quatro filhos (dois meninos e duas meninas).

Seu corpo será velado na Câmara Municipal a partir das 14h, saindo em cortejo, às 16h30, no caminhão do Corpo de Bombeiros e com escolta das instituições de segurança, para sepultamento no Cemitério e Crematório Parque das Flores (Travessa do Capitingal, 114 – Residencial Gazzo). No local, a GCM fará uma homenagem com uma salva de tiros de festim.

O comando da GCM será ocupado, interinamente, pelo subcomandante da corporação, Carlos de Queiroz Alvarez, 55 anos, até que seja nomeado um novo comandante. Queiroz é inspetor regional (ao todo são sete inspetorias) e também fez parte da primeira turma da GCM, ao lado de Elvis de Jesus.

Servidor de carreira

Elvis de Jesus ingressou na Prefeitura de São José como integrante da primeira turma da GCM, criada há 33 anos, chegando ao cargo de inspetor e posteriormente comandante. Neste período, atuou nas áreas de operações, materiais, comunicações e ensino da corporação.

Atencioso e ciente do seu dever como servidor e integrante da GCM, Elvis mantinha um bom relacionamento com os demais integrantes da corporação, seus superiores, representantes das demais instituições que compõem as forças de segurança do município e, principalmente, a comunidade.

Nascido em Caraguatatuba, no Litoral Norte, Elvis de Jesus tinha formação técnica em Serviços Jurídicos, extensão em Psicologia da Educação e do Aprendizado e pós-graduação em Direito Administrativo. Além de certificação de 1.547 horas em cursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Estrutura da GCM

A GCM conta com 323 integrantes e uma frota de 30 veículos elétricos, 14 motos, 2 ônibus (base móvel) e 6 bicicletas. Seu efetivo atua 24 horas, realizando patrulhamento e atividades de bens, serviços e instalações públicas, coibindo atos de vandalismo, apoiando e integrando operações conjuntas de atividades de fiscalização, ordenamento e estética urbana.

Estas ações integram o programa São José Unida, criado pela Prefeitura em 2017, reunindo as forças de segurança do município com o objetivo de prevenir e reduzir os índices de criminalidade.

Dados recentes da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo indicam que, de janeiro a outubro deste ano, comparado ao mesmo período de 2016, os cinco principais índices de criminalidade registrados em São José dos Campos diminuíram entre 39% e 68%.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×