Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos, através do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais), já doou neste ano ao Centro de Triagem da Urbam (Urbanizadora Municipal S/A) 10 toneladas de materiais recicláveis apreendidas em operações integradas preventivas para evitar aglomerações nas vias públicas e reduzir a propagação da covid-19 no município.
São plásticos e garrafas de vidro e latas de alumínio que continham bebidas alcoólicas e refrigerantes, entre outros materiais.
Toda semana, são encaminhados ao Centro de Triagem da Urbam, onde são reciclados pelas três cooperativas que atuam em São José e viram renda para cerca de 100 cooperados em meio às dificuldades acarretadas pela pandemia do coronavírus.
As bebidas contidas nas garrafas e latas são descartadas de forma ambientalmente correta.
"As doações do DFPM têm nos ajudado muito, ampliando a renda das nossas famílias. Estamos muito felizes com esta parceria, que é muito boa para todos. A cidade é a maior beneficiada com a destinação ambientalmente correta destes materiais", afirmou Ruberlândio Fernandes Bezerra, que tem 39 anos e participa de cooperativas de reciclagem há 6 anos.
Garrafas e latas são descartadas de forma ambientalmente correta
Centro de Triagem
Os resíduos oriundos da coleta seletiva também são destinados ao Centro de Triagem da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Urbam, localizada no Jardim Torrão de Ouro, na região sul de São José.
O Centro de Triagem é operado pela Central de Cooperativas de Catadores, que é responsável pela triagem manual destes resíduos da coleta seletiva e a comercialização dos materiais recicláveis, o que gera inclusão social e renda para cerca de 100 famílias de cooperados.
Atualmente, estão em funcionamento três cooperativas --Alfa, Coopertch e Futura.
A coleta seletiva contribui para a reciclagem que, por sua vez, proporciona a economia dos recursos naturais usados na fabricação de novos produtos. Contribui ainda para reduzir o volume de resíduos dispostos no Aterro Sanitário, aumentando sua vida útil.
Sem aglomerações
As operações integradas preventivas da Prefeitura e das forças de segurança para evitar a propagação da covid-19 têm sido realizadas desde março de 2020, quando foram registrados os primeiros casos da doença no município.
O trabalho é executado através do programa São José Unida pelos agentes do DFPM e pela GCM (Guarda Civil Municipal), com apoio dos agentes da Mobilidade Urbana, da Polícia Militar, da Polícia Civil e de outras instituições com a finalidade de assegurar mais saúde, segurança e sossego à população.
A população pode ajudar a combater a pandemia denunciando aglomerações e descumprimentos às regras do Plano São Paulo pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar), que funcionam horas. As ligações são gratuitas.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.