Defesa Civil integra equipe do CSI para ampliar monitoramento
10/08/2021 16:54
Defesa Civil no CSI
A presença da Defesa Civil no CSI garante mais rapidez e eficiência no atendimento das ocorrências - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Defesa Civil de São José dos Campos passou a integrar as equipes do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) com o objetivo de ampliar o monitoramento, em tempo real, de focos de incêndios e queimadas e de questões climáticas, além da vigilância sobre as áreas de risco de inundações e deslizamentos de terra.

Diariamente, o agente instalado no local acompanha as imagens das mil novas câmeras com tecnologia de ponta acionando, através de comunicação por rádio, as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, que trabalham de forma integrada, para que cheguem mais rápido aos locais das ocorrências.

A presença da Defesa Civil no CSI representa um avanço para o trabalho preventivo e incrementa o videomonitoramento já realizado pela instituição, presente também no Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), que funciona no CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior), na região central.

Na nova Central implantada pela Prefeitura em abril último, trabalham ainda guardas civis municipais, policiais militares e equipes da Mobilidade Urbana e da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

Realizam diariamente um trabalho integrado para combater a criminalidade, garantir mais fluidez ao tráfego de veículos e reduzir o número de pessoas em situação de rua, entre outras questões para garantir mais segurança e qualidade de vida à população.

Monitoramento

Até o próximo dia 1º de dezembro, o foco do monitoramento da Defesa Civil será o combate às queimadas e incêndios através da Operação Estiagem. Com a chegada do verão, o trabalho será concentrado nas áreas de risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

No CSI, também são monitorados os índices pluviométricos (chuva), a umidade relativa do ar e outras questões climáticas, em parceria com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que tem sede em São José.

Trabalho diferenciado

Com 21 anos de Defesa Civil, o agente Élton César Ferreira, 50 anos, está empolgado com sua nova função no CSI.

"O monitoramento em tempo real com a tecnologia de ponta das câmeras é um grande avanço, garantindo mais agilidade no atendimento das demandas e no serviço prestado à população", afirmou Ferreira.

"Com o CSI, poderemos realizar um trabalho diferenciado, tanto na prevenção quanto na solução dos problemas", completou.

Mais segurança

O CSI conta com mil novas câmeras inteligentes espalhadas por toda a cidade. Em pouco tempo de funcionamento, já virou referência para forças de segurança e prefeituras da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira), de São Paulo e de outros estados brasileiros.

A Prefeitura disponibilizou minicentrais do CSI para as forças de segurança instalarem em suas sedes, o que têm contribuído nas investigações e soluções de homicídios, furtos e roubos de veículos, entre outros crimes.

A implantação do CSI e a instalação das novas câmeras integram o Plano de Gestão 2021-2024 e as ações do programa São José Unida, que tem como objetivo evitar a violência e reduzir os índices de criminalidade, o que tem acontecido de forma constante e progressiva desde 2019.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×